O que surpreendeu os pilotos na CFMOTO V4 SR-RR?
A CFMOTO V4 SR-RR está em testes de pista há meses e poderá ser apresentada na versão de 2027 na EICMA, segundo a Speedweek. Jorge Martínez diz que o protótipo funciona bem, mas ainda falta desenvolver uma moto capaz de vencer no WorldSBK.
O essencial
- Aspar refere cerca de 210 a 215 cv e destaca o peso reduzido do protótipo.
- Daniel Holgado, David Alonso e Máximo Quiles experimentaram a moto em setembro.
- A estreia em competição poderá acontecer em 2027, através de uma participação por convite.
A CFMOTO V4 SR-RR já passou pelas mãos de vários pilotos e deixou Jorge «Aspar» Martínez convencido. Segundo a Speedweek, Aspar antecipa 2 versões e espera uma moto mais apurada na próxima EICMA, com lançamento previsto para 2027.
O protótipo tem cerca de 210 a 215 cv e é descrito como muito leve para essa potência. O motor também é particularmente agradável de utilizar, segundo o responsável da equipa.
A CFMOTO V4 SR-RR convence
Daniel Holgado e David Alonso, pilotos de Moto2, e Máximo Quiles, de Moto3, experimentaram a moto em setembro. Aspar acompanha os desenvolvimentos de competição da CFMOTO nos Grandes Prémios e nas Superbike.
“All the riders who’ve tested it have been pleasantly surprised”, afirmou Jorge «Aspar» Martínez, chefe de equipa, num podcast reproduzido pela Speedweek. O espanhol considera a moto bonita e diz que o protótipo funciona muito bem.
Ainda falta chegar às Superbike
Aspar distingue a RR de estrada usada nos testes da moto necessária para competir. O protótipo tem pequenas melhorias, mas ainda há trabalho pela frente até construir uma máquina capaz de vencer nas Superbike.
O protótipo está em testes de pista há meses, segundo a Motociclismo apurou a partir da reportagem da Speedweek. A eventual estreia em competição poderá acontecer em 2027, através de uma participação por convite, e a preparação da entrada da CFMOTO no Mundial de Superbike decorre há vários anos.
O próximo passo na EICMA
A CFMOTO começou o projeto de raiz, ao contrário dos fabricantes estabelecidos, que podem aproveitar modelos existentes e décadas de experiência. Segundo a Speedweek, a marca apresentou o motor V4 de 1.000 cc na EICMA de 2024 e revelou em 2025 o protótipo V4 SR-RR preparado para competição.
Aspar enquadra a superdesportiva numa gama que vai das scooters elétricas e a gasolina às motos de trial. A CFMOTO planeia mostrar o modelo de 2027 na próxima EICMA, no início de novembro.
Leia também
- A CFMOTO quer o MotoGP, mas ainda não anunciou uma data
- No MotoGP, votação entre pilotos dá 75% contra a viagem ao Qatar
- Em Rimini, a CFMOTO constrói um centro com o MotoGP nos planos
Perguntas e respostas
A CFMOTO V4 SR-RR tem 2 versões nos planos para 2027?
Aspar antecipa 2 versões e espera uma moto mais apurada na próxima EICMA. O lançamento está previsto para 2027.
Que potência tem o protótipo da CFMOTO V4 SR-RR?
O protótipo tem cerca de 210 a 215 cv. Aspar descreve-o como muito leve para essa potência e considera o motor agradável de utilizar.
Quando poderá a CFMOTO V4 SR-RR estrear-se em competição?
A eventual estreia poderá acontecer em 2027, através de uma participação por convite. Aspar distingue a RR de estrada da moto competitiva necessária para vencer nas Superbike.
Ficha técnica
- Motor
- V4
- Cilindrada
- 1.000 cc
- Potência
- Cerca de 210 a 215 cv
Motociclismo · 23 artigos
Testes, motores, quilómetros e mais testes. Num mundo de homens, gosta de sobressair, e percebe de motos e de automóveis como poucos. O tempo livre passa-o com os amigos, entre a praia e os acampamentos. É assim que se define: jovem, mas já com conhecimento.
Colaboradora do Motociclismo. Faz parte da equipa da Rose & Lemon Productions, que produz o Motociclismo, o AutoGear e o M Sports.
