Publicidade
Sábado, 17 de Outubro de 2026 MotoGP em directo
Motociclismo
Comércio e Indústria

Benda com compressor, patente mostra ligação à cambota

Publicado a 17 de Outubro de 2026, às 17h05  ·  3 min de leitura

A Benda com compressor surge numa patente descrita pela inSella a 17 de outubro, com uma unidade centrífuga integrada na parte dianteira do motor. Uma engrenagem ligada à cambota aciona o sistema, mas o corte do motor não permite determinar o número de cilindros.

O essencial

  • Uma engrenagem ligada à cambota aciona o compressor centrífugo da Benda.
  • O corte do motor admite uma configuração bicilíndrica em V ou V4.
  • A Benda anunciou a VTR300 Turbo em 2021, mas a moto nunca chegou aos concessionários.

O compressor centrífugo da Benda fica numa posição diferente da usada na Kawasaki H2.
Segundo a inSella, os desenhos mostram um motor em V, com distribuição à cabeça, e um compressor integrado no cárter.

O compressor é acionado por uma engrenagem ligada à cambota, segundo a Motociclismo apurou na descrição das patentes publicada pela inSella. A engrenagem fica numa extensão fundida dos cárteres, que também serve de suporte ao compressor.

Benda com compressor

Na Kawasaki H2, o compressor fica sobre a caixa de velocidades, atrás dos cilindros, explica a inSella. A Benda coloca-o numa posição baixa e dianteira, mas recorre ao mesmo tipo de compressor centrífugo.

O desenho mostra apenas um corte do motor, compatível tanto com um bicilíndrico em V como com um V4, segundo a publicação. Por isso, as patentes não permitem determinar o número de cilindros.

A VTR300 já apontava o caminho

A sobrealimentação já fazia parte dos planos da Benda em janeiro de 2021, quando anunciou a VTR300 Turbo. A pequena desportiva teria um bicilíndrico em V de 300 cc derivado da cruiser BD300.

Em 2022 surgiram desenhos registados, mas a moto nunca chegou aos concessionários, recorda a inSella. Na altura, alguns observadores atribuíram a designação «Turbo» a uma tradução imprecisa e admitiram o uso de um compressor mecânico.

A nova patente reforça essa interpretação, na leitura da publicação, mas não confirma a continuidade do projeto VTR300.

De 4 a 6 cilindros

A gama da Benda já inclui a cruiser LFC700, com um tetracilíndrico em linha de 680 cc, e a Dark Flag 500. Esta custom usa um V4 de 500 cc e vende-se na Alemanha por menos de 9 000 euros, segundo a mesma fonte.

Em setembro de 2025, no salão CIMA de Chongqing, a marca apresentou um motor de 6 cilindros em linha e 1.686 cc. A inSella aponta a BMW K 1600 como referência desse projeto.

A Honda aponta a 2027

A inSella refere também projetos de sobrealimentação da Yamaha e da Suzuki, além de uma referência recente a uma versão turbo nas patentes do V4 da CFMOTO.

A Honda V3R 900 E-Compressor combina um tricilíndrico em V a 75° com um compressor elétrico. A publicação aponta-a como próxima da produção e esperada para 2027.

Leia também

Perguntas e respostas

A Benda patenteia um motor com compressor integrado à frente?

A patente descrita pela inSella mostra um compressor centrífugo integrado na parte dianteira do motor. Uma engrenagem ligada à cambota aciona o sistema.

O motor da Benda com compressor é um V4?

O desenho mostra apenas um corte do motor, compatível tanto com um bicilíndrico em V como com um V4. As patentes não permitem determinar o número de cilindros.

A Benda VTR300 Turbo chegou a ser vendida?

A Benda anunciou a VTR300 Turbo em janeiro de 2021. Em 2022 surgiram desenhos registados, mas a moto nunca chegou aos concessionários.

Ficha técnica

Motor
Bicilíndrico em V ou V4
Tipo de compressor
Centrífugo
Acionamento
Engrenagem ligada à cambota

Martim Campos

Motociclismo  ·  9 artigos

Prefere passar uma semana numa história a despachar dez num dia. Escreve as peças que não cabem numa notícia: o perfil de um piloto, a engenharia por trás de uma moto ou de um automóvel, a equipa que se reconstrói depois de um ano difícil. Mas também colabora com o resto da equipa no dia a dia. O que faz no tempo livre não diz: guarda para ele.

Colaborador do Motociclismo. Faz parte da equipa da Rose & Lemon Productions, que produz o Motociclismo, o AutoGear e o M Sports.

Leia também

O essencial das
duas rodas, cada manhã.

Uma carta por dia, com o que saiu e o que interessa.