O design da Volt Lacama tem um toque especial dos tempos pioneiros do início do século XX e, ao mesmo tempo, o incentivo para o futuro que só os inovadores nos podem dar. No entanto, vale a pena dar um pequeno passo atrás e recordar a origem, que surgiu de uma viagem que bateu um recorde. Foi a viagem mais longa alguma vez feita numa moto eléctrica, de Milão a Xangai. Tudo começou a partir daí. Depois veio a ideia da moto capaz de se adaptar aos gostos do proprietário e, em seguida, veio o processo de industrialização iniciado pelo Grupo Tazzari. Na EICMA 2023, este projeto atinge finalmente a sua forma final e é apresentado oficialmente na terça-feira, 7 de novembro, às 13h15, no stand da Tazzari, nomeadamente o S38 no Pavilhão 11.
O núcleo estético e funcional da Lacama é o seu quadro fabricado a partir de uma única peça fundida em alumínio. Este elemento ultra leve é talvez o elemento mais revolucionário deste projeto, mais ainda do que a potência elétrica: se esta última oferece imediatismo na resposta, a capacidade de resposta, o quadro promete facilidade e precisão. A Lacama é uma streetfighter eléctrica com quatro modos de condução: Wet, Eco, Sport e Rocket, bem como quatro níveis seleccionáveis de recuperação de energia. O motor é centralizado e a transmissão é accionada por correia. A potência máxima é de 150 cv e o binário de 230 Nm na versão HYPERSPORT. O seu peso é de 219 kg com uma bateria de 15 kWh, enquanto a versão Hyperlight pesa 198 kg e tem uma bateria de 10 kWh, sendo a potência e o binário de 82 cv e 140 Nm.
A segurança também não é comprometida: sistema de travões Brembo, ABS Cornering, Controlo de Tração com uma plataforma de inércia de seis eixos e cinco modos seleccionáveis. Isto significa que o condutor pode escolher o modo que melhor se adapta à sua condução, garantindo um controlo total em todas as situações. Além disso, a Lacama dispõe de funcionalidades como o Anti-Wheeling e o Launch Control Mode para arranques velozes mas sempre sob controlo.