Publicidade
Terça-feira, 20 de Outubro de 2026 MotoGP em directo
Motociclismo
Perigo à frente e o telemóvel dá o alerta
Equipamento

Perigo à frente e o telemóvel dá o alerta

Publicado a 20 de Outubro de 2026, às 16h03  ·  4 min de leitura

A Honda apresentou na CEATEC 2026, no Japão, uma aplicação para telemóvel baseada na inteligência cooperativa Honda CI.
A aplicação deteta utentes da estrada próximos, prevê riscos e emite alertas visuais e sonoros para condutores e motociclistas.

O essencial

  • A Honda apresentou uma aplicação com inteligência cooperativa Honda CI na CEATEC 2026, no Japão.
  • O sistema deteta utentes da estrada próximos e prevê riscos, emitindo avisos visuais e sonoros.
  • A tecnologia foi apresentada para condutores e motociclistas.

A Honda apresentou na CEATEC 2026 uma aplicação para telemóvel que deteta outros utentes da estrada e prevê riscos potenciais.

Segundo a Motociclismo apurou, o sistema combina a inteligência cooperativa Honda CI com um telemóvel e uma câmara instalada posteriormente no veículo. A aplicação destina-se a alertar condutores e motociclistas para perigos próximos.

Como funciona a Honda CI

A aplicação deteta utentes da estrada nas proximidades, enquanto a Honda CI prevê e avalia riscos à frente. Consoante a direção e o nível de risco, o sistema emite avisos visuais e sonoros para ajudar a evitar colisões.

Na CEATEC, os visitantes puderam experimentar uma demonstração das funções de previsão e alerta. A tecnologia integra o objetivo da Honda de eliminar, até 2050, as mortes em colisões de trânsito que envolvam as suas motos e automóveis em todo o mundo.

A Honda Motor e a Honda R&D apresentaram várias tecnologias na CEATEC e no Japan Mobility Show Bizweek 2026.
Os eventos decorreram em simultâneo no Makuhari Messe, na prefeitura japonesa de Chiba.

Outras tecnologias em exibição

A Honda R&D, a Taisei Corporation e a Taisei Rotec Corporation apresentaram um sistema de carregamento sem fios em andamento. A transferência de energia por acoplamento magnético combina emissores e recetores de elevada densidade de potência da Honda com equipamento integrado no pavimento.

A Taisei fornece o sistema de alimentação em corrente contínua de resposta rápida, enquanto a Taisei Rotec assegura a tecnologia de instalação na estrada. As empresas planeiam iniciar testes de demonstração em vias públicas a partir do ano fiscal japonês de 2027, que começa a 1 de abril.

Segundo a Honda, os trabalhos vão avaliar a transferência de energia, os métodos de instalação, a segurança eletromagnética e a durabilidade da estrada. O sistema poderá abranger desde automóveis elétricos de passageiros até grandes veículos comerciais elétricos, com prioridade inicial para a logística e o transporte.

O objetivo é reduzir as paragens para carregar e a frequência de carregamento em casa ou em postos. A Honda apresentou ainda o Avatar Robot, concebido para executar tarefas quando o utilizador não pode estar fisicamente presente.

Segundo a marca, o robô combina uma mão com vários dedos, destreza e força comparáveis às humanas, e controlo remoto apoiado por inteligência artificial. A Honda aponta como aplicações possíveis os cuidados de saúde, a manutenção de instalações, a resposta a catástrofes e o desenvolvimento espacial.

O Honda DIVE recorre à realidade virtual para ligar pessoas dentro e fora de um veículo. Permite partilhar uma viagem com familiares ou amigos noutros locais, incluindo pessoas com limitações de mobilidade.

Com óculos de realidade virtual, os participantes podem sentir-se dentro do habitáculo e olhar pelas janelas numa perspetiva de 360 graus. Segundo a Honda, também podem partilhar conversas e música com quem está no veículo.

Leia também

Perguntas e respostas

A Honda quer levar às motos uma aplicação que antecipa riscos?

A aplicação com inteligência cooperativa Honda CI deteta utentes da estrada próximos e prevê riscos, emitindo avisos visuais e sonoros para condutores e motociclistas.

Como funciona a Honda CI?

A aplicação deteta utentes da estrada nas proximidades, enquanto a Honda CI prevê e avalia riscos à frente. Os avisos variam consoante a direção e o nível de risco.

Helena Assis

Motociclismo  ·  15 artigos

Gosta de motos e de automóveis, e gosta ainda mais de perceber o negócio que os põe na estrada. Vai atrás da notícia que está por trás da notícia: a estratégia das marcas, os patrocínios, as decisões que raramente chegam aos títulos. Nos tempos livres não dispensa uma boa caminhada, para largar o stress dos estudos.

Colaboradora do Motociclismo. Faz parte da equipa da Rose & Lemon Productions, que produz o Motociclismo, o AutoGear e o M Sports.

Leia também

O essencial das
duas rodas, cada manhã.

Uma carta por dia, com o que saiu e o que interessa.