• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Yamaha SR400, a lenda do monocilíndrico refrigerado a ar ainda reside na Tailândia

by Redação
Janeiro 5, 2024
in Novidades - Actualidade
0
Yamaha SR400, a lenda do monocilíndrico refrigerado a ar ainda reside na Tailândia

Fonte:https://www.moto.it

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Yamaha SR400 também estará à venda em 2024, embora apenas na Tailândia, onde permanece na sua forma reduzida, protegida por regulamentos de homologação que ainda permitem a sua existência e por um mercado que, evidentemente, continua a procurá-la.

Já tínhamos falado várias vezes deste modelo histórico, mais recentemente para sublinhar o tema da sua Final Edition em 2021, que colocava um ponto final na evolução (mas o termo “história” seria muito mais exato) de uma moto que se tinha mantido essencialmente inalterada desde 1978 até 2021, ano em que teve de se render aos regulamentos antipoluição e à necessidade de ABS, circunstâncias que fizeram Iwata optar pelo fim da linha.

RelatedPosts

António Maio selou a vitória no Raid Ferraria

Patentes revelam moto Yamaha E-turbo CP3

Nova Yamaha Tricity 125, sob três rodas em qualquer cidade

No entanto, uma última etapa foi dada à SR400, identificada no mercado tailandês, que – imaginamos – não só por motivos de homologação (ambientes regulatórios semelhantes são comuns em outros mercados asiáticos, por exemplo), mas também por volumes de vendas possibilitaram a sobrevivência do tenaz monocilíndrico, que é confirmado na lista para 2024 pela Yamaha Tailândia apenas com uma atualização na cor, mas tecnicamente inalterada.

Fonte:https://www.moto.it

Para quem não conhece a SR400, digamos que é uma das motos que durou mais tempo em produção sem se afastar muito da sua configuração original: nasceu em 1978 com base na XT500 (na verdade, 500 cc, mas os 400 cc chegaram pouco depois para satisfazer o mercado japonês e sobreviveram como modelo global) e chegou à Europa, onde chegou em números muito pequenos.

Por outro lado, o pequeno motor a ar, de duas válvulas por cilindro, monocilíndrico, de duas válvulas por cilindro, com arranque à manivela, rigorosa e anacronicamente, pouco mais de 24 cv às 6500 rpm e 28 Nm de binário, com travões de disco traseiros, era vendida praticamente ao mesmo preço que a coeva XJ6, que podia não ser um marco no segmento das roadsters, mas que ainda assim tinha um motor de quatro cilindros, travões de disco e ABS.

Fonte:https://www.moto.it

Resumindo, a SR400 nunca foi barata, a Yamaha acertou – em nossa opinião – colocá-la em um segmento de patrimônio e a nobreza nunca é dada como certa: para ser claro, na Tailândia custa pouco menos que a MT-07 (cerca de 7.800 euros, ao câmbio de hoje) e é maravilhoso ver que ainda tem instrumentos circulares sem LCD, para encontrar os mesmos blocos elétricos dos anos 80, sem falar nos conjuntos de luzes e botões verdadeiros que representam o período da lendária XS.

Tags: 2023MotasMotosNoticiasSR400Yamaha

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.