Mesmo que o afundamento rápido da forquilha durante a travagem se refira a travagens bruscas e repentinas típicas da condução em circuito, na estrada também terá sido necessário efetuar uma travagem de emergência com o consequente afundamento rápido da forquilha e alívio da traseira. Uma circunstância semelhante ocorre quando, em caso de forte aceleração, a suspensão traseira tende a achatar-se, com o consequente alívio da extremidade dianteira e a relativa intervenção do sistema anti-bloqueio, que corta efetivamente a potência para evitar os “wheelies” que limitam a aceleração. Resumindo, este eterno problema envolve principalmente o mundo das corridas, mas também o dos comuns mortais.
Com isto em mente, a Yamaha registou uma nova patente que deverá ser de grande ajuda para garantir uma condução mais eficaz e segura na estrada e uma condução mais rentável e de alto desempenho na pista. Com o advento da gestão eletrónica da suspensão e a experiência adquirida no MotoGP, a tecnologia poderá ser utilizada inicialmente nas Yamaha R1, MT-09 e R6. Aparentemente, ambos os aspectos serão geridos pelo sistema, que deverá ser capaz de distribuir inteligentemente a travagem entre a frente e a traseira e, ao mesmo tempo, gerir os travões hidráulicos e a pré-carga da mola da suspensão.
Na verdade, trata-se de uma evolução do sistema de suspensão eletrónica que, neste caso, envolve também a gestão dos travões e torna o sistema ainda mais inteligente e avançado. Não sabemos quando é que o sistema estará operacional nas motos com “matrícula e faróis”, mas o facto de ter sido registada uma patente para um sistema que provavelmente está a ser utilizado nas motos de MotoGP sugere uma utilização real num período de tempo não muito longo.