• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Yamaha patenteia conceito novo de triciclo inclinável

by Bernhard Cousin
Abril 15, 2025
in Noticias de Motos, Novidades - Actualidade
0
Yamaha patenteia conceito novo de triciclo inclinável

Source: Yamaha / Espacenet

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Yamaha submeteu recentemente um pedido de patente para um triciclo que parece ser uma evolução da Niken GT… e que se poderá inclinar sozinho.

A Motociclismo consultou os documentos submetido recentemente, respeitantes a um ‘veículo inclinável’ – com duas rodas à frente e uma roda atrás.

RelatedPosts

António Maio selou a vitória no Raid Ferraria

Patentes revelam moto Yamaha E-turbo CP3

Nova Yamaha Tricity 125, sob três rodas em qualquer cidade

Este inclui motores independentes para cada roda dianteira, que podem ter um papel na inclinação do triciclo e ser acionados ou pelo condutor, ou automaticamente mediante os dados recolhidos por sensores.

Segundo a descrição, ‘é difícil conceber um veículo inclinável de modo a que a força de sustentação seja sempre constante independentemente da velocidade e do rádio de curva’ – enquanto vários condutores referem que a força de sustentação do guiador se mantenha constante.

Por outro lado, também há condutores que preferem uma força de sustentação variável, e não é possível conceber um veículo inclinável que mantenha essa força constante ou variável conforme as preferências individuais de quem conduz.

E aí surge a solução que esta patente quer dar: ‘Se as forças motrizes da roda dianteira esquerda e da roda dianteira direita puderem ser controladas independentemente umas das outras, é possível efetuar um controlo de variação da força de sustentação dependendo da preferência do condutor’. Assim, a proposta dos japoneses pretende ‘fornecer um veículo inclinável e um método para controlar um veículo inclinável tendo uma roda da frente esquerda disposta para a esquerda relativa ao pivot e uma roda da frente direita disposta para a direita do pivot possam ser controladas independentemente uma da outra’.

Entre os sensores, podem incluir-se um detetor de ângulo de inclinação do quadro, um sensor de velocidade e um dispositivo de controlo ligado aos dois anteriores para gerir o motor de cada roda com base no ângulo de inclinação e na velocidade do veículo. Também poderá haver um sensor que detete um objeto à frente – como um veículo que circule à frente ou uma faixa de rodagem marcada na estrada. É possível avisar o condutor para a presença desse objeto quando o veículo inclinável esteja a circular a uma velocidade relativamente alta.

Tags: Yamaha

Related

Zero Motorcycles Lompico Concept: A visão que estreia o novo sistema Cypher 4

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Zero Motorcycles Lompico Concept: A visão que estreia o novo sistema Cypher 4

A Zero Motorcycles apresentou o Lompico Concept, uma naked elétrica criada para servir de montra às tecnologias que a marca pretende introduzir nos próximos anos. No centro desta...

Read moreDetails

Adeus Yamaha XSR700? Um dos símbolos da gama pode estar em vias de desaparecer

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Adeus Yamaha XSR700? Um dos símbolos da gama pode estar em vias de desaparecer

A Yamaha confirmou que não irá desenvolver uma versão Euro5+ da XSR700, marcando oficialmente o fim de um dos modelos mais emblemáticos da sua gama Sport Heritage. A...

Read moreDetails

Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

A Aprilia RS 457 GP Replica chega com uma proposta clara: aproximar o condutor da estética e ambiente das motos de MotoGP da Aprilia Racing. Decorada com as...

Read moreDetails

Zontes “faz mira” à Honda: 552G é a nova maxi-scooter que promete ameaçar a X-ADV; chegada a Portugal ainda por anunciar

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Zontes “faz mira” à Honda: 552G é a nova maxi-scooter que promete ameaçar a X-ADV; chegada a Portugal ainda por anunciar

O mercado ibérico mudou de tal forma que já ninguém olha para a Zontes como uma curiosidade exótica. Em 2025, a marca asiática tornou-se numa força dominante, conquistando...

Read moreDetails

Triumph eleva conceito de desportiva naked com a Street Triple 765 RX, uma derradeira proposta para as pistas

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Triumph eleva conceito de desportiva naked com a Street Triple 765 RX, uma derradeira proposta para as pistas

JORDAN PAY 2025

Read moreDetails

MITT Ibiza 125: a pequena rebelde que faz da cidade um parque de diversões

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
MITT Ibiza 125: a pequena rebelde que faz da cidade um parque de diversões

Ride Thru Media

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.