• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Quinta-feira, Dezembro 25, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Yamaha patenteia conceito novo de triciclo inclinável

by Bernhard Cousin
Abril 15, 2025
in Noticias de Motos, Novidades - Actualidade
0
Yamaha patenteia conceito novo de triciclo inclinável

Source: Yamaha / Espacenet

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Yamaha submeteu recentemente um pedido de patente para um triciclo que parece ser uma evolução da Niken GT… e que se poderá inclinar sozinho.

A Motociclismo consultou os documentos submetido recentemente, respeitantes a um ‘veículo inclinável’ – com duas rodas à frente e uma roda atrás.

RelatedPosts

António Maio selou a vitória no Raid Ferraria

Patentes revelam moto Yamaha E-turbo CP3

Nova Yamaha Tricity 125, sob três rodas em qualquer cidade

Este inclui motores independentes para cada roda dianteira, que podem ter um papel na inclinação do triciclo e ser acionados ou pelo condutor, ou automaticamente mediante os dados recolhidos por sensores.

Segundo a descrição, ‘é difícil conceber um veículo inclinável de modo a que a força de sustentação seja sempre constante independentemente da velocidade e do rádio de curva’ – enquanto vários condutores referem que a força de sustentação do guiador se mantenha constante.

Por outro lado, também há condutores que preferem uma força de sustentação variável, e não é possível conceber um veículo inclinável que mantenha essa força constante ou variável conforme as preferências individuais de quem conduz.

E aí surge a solução que esta patente quer dar: ‘Se as forças motrizes da roda dianteira esquerda e da roda dianteira direita puderem ser controladas independentemente umas das outras, é possível efetuar um controlo de variação da força de sustentação dependendo da preferência do condutor’. Assim, a proposta dos japoneses pretende ‘fornecer um veículo inclinável e um método para controlar um veículo inclinável tendo uma roda da frente esquerda disposta para a esquerda relativa ao pivot e uma roda da frente direita disposta para a direita do pivot possam ser controladas independentemente uma da outra’.

Entre os sensores, podem incluir-se um detetor de ângulo de inclinação do quadro, um sensor de velocidade e um dispositivo de controlo ligado aos dois anteriores para gerir o motor de cada roda com base no ângulo de inclinação e na velocidade do veículo. Também poderá haver um sensor que detete um objeto à frente – como um veículo que circule à frente ou uma faixa de rodagem marcada na estrada. É possível avisar o condutor para a presença desse objeto quando o veículo inclinável esteja a circular a uma velocidade relativamente alta.

Tags: Yamaha

Related

Presentes que fazem qualquer motard sorrir à mesa de Natal

by Redação
Dezembro 25, 2025
0
Presentes que fazem qualquer motard sorrir à mesa de Natal

Com o almoço de Natal mesmo aí à porta, começa aquela corrida silenciosa para perceber se o presente escolhido vai mesmo acertar em cheio. Quando há alguém que...

Read moreDetails

Honda prepara o regresso do V4: O renascimento estratégico da VFR começa a ganhar forma

by Redação
Dezembro 24, 2025
0
Honda prepara o regresso do V4: O renascimento estratégico da VFR começa a ganhar forma

O reaparecimento de um motor V4 nos registos de patentes da Honda não é um simples exercício técnico nem um acaso de engenharia. É um sinal claro de...

Read moreDetails

LS2 Challenger II: Capacete touring de alta performance focado em conforto, segurança e visão

by Redação
Dezembro 24, 2025
0
LS2 Challenger II: Capacete touring de alta performance focado em conforto, segurança e visão

O LS2 Challenger II posiciona-se como um capacete integral de turismo de alto desempenho, pensado para quem faz muitos quilómetros em estrada e exige um equilíbrio rigoroso entre...

Read moreDetails

2025 marca o fim de uma era, com três motos emblemáticas a despedirem-se da Europa

by Redação
Dezembro 24, 2025
0
2025 marca o fim de uma era, com três motos emblemáticas a despedirem-se da Europa

O mercado europeu das motos prepara-se para virar uma página importante em 2025. Não se trata apenas de modelos substituídos por versões mais recentes, mas sim do desaparecimento...

Read moreDetails

Moteo reforça o compromisso com um crescimento sustentável na Península Ibérica através de nova organização interna

by Redação
Dezembro 24, 2025
0
Moteo reforça o compromisso com um crescimento sustentável na Península Ibérica através de nova organização interna

O mercado das motos no sul da Europa vive um momento de forte expansão, impulsionado por novas exigências de mobilidade, por um consumidor mais informado e por uma...

Read moreDetails

BMW Motorrad Motorsport reforça o seu domínio global em 2025 com títulos, vitórias e uma época histórica

by Redação
Dezembro 24, 2025
0
BMW Motorrad Motorsport reforça o seu domínio global em 2025 com títulos, vitórias e uma época histórica

A época de 2025 confirmou a BMW Motorrad Motorsport como uma das forças mais dominantes do motociclismo de competição a nível mundial. Entre equipas oficiais e estruturas privadas,...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.