• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Dezembro 6, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Yamaha lança a sua primeira moto híbrida de 150cc, mas apenas na Índia; Pode este rumo ser global?

by Daniel Rhodes
Março 15, 2025
in Novidades - Actualidade
0

Source: Yamaha India

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Os fabricantes de motos estão a investir fortemente na eficiência das suas máquinas, seja através de melhorias na combustão, aerodinâmica ou redução de peso. No entanto, com normas de emissões cada vez mais apertadas e o aumento dos custos dos combustíveis, muitas marcas estão a apostar na eletrificação.

Dito isto, as motos híbridas – apesar de serem comuns no mundo automóvel – ainda não conquistaram um espaço significativo no mercado das duas rodas. As limitações de espaço e peso tornam difícil a integração de um sistema híbrido sem comprometer a agilidade ou encarecer demasiado o produto final. No entanto, a Yamaha está a tentar mudar este cenário, pelo menos na Índia, com a FZ-S FI Hybrid, uma abordagem mild-hybrid ao segmento das 150cc.

RelatedPosts

António Maio selou a vitória no Raid Ferraria

Patentes revelam moto Yamaha E-turbo CP3

Nova Yamaha Tricity 125, sob três rodas em qualquer cidade

O sistema híbrido da Yamaha na FZ-S FI Hybrid é relativamente simples, mas eficaz. A moto utiliza um Smart Motor Generator (SMG), que desempenha duas funções essenciais: atua como motor de arranque silencioso e suave, estando ligado diretamente à cambota, e fornece um pequeno impulso elétrico em baixas velocidades.

Ao contrário de um carro híbrido ou do mais avançado sistema da Kawasaki na Ninja 7 Hybrid, a FZ-S FI Hybrid não tem uma bateria grande nem um motor de tração separado. O sistema apenas auxilia o motor de combustão quando necessário. Esta abordagem faz sentido numa moto leve de uso diário, onde ganhos modestos de eficiência e uma melhor resposta ao acelerador podem fazer uma grande diferença.

É verdade que já existe uma moto híbrida no mercado, e trata-se de um modelo da Kawasaki. Contudo, a tecnologia da Ninja 7 Hybrid é significativamente mais complexa. Este modelo combina um motor bicilíndrico de 451cc com um motor elétrico completo, oferecendo três modos distintos: funcionamento apenas a combustão, assistência híbrida e até um modo 100% elétrico para curtas distâncias. Além disso, conta com travagem regenerativa para recarregar a bateria, algo que o sistema da Yamaha não possui.

A desvantagem? O custo. A Ninja 7 Hybrid torna-se uma opção consideravelmente mais cara. A Yamaha, por outro lado, aposta numa solução mais acessível, oferecendo benefícios de um híbrido sem grandes aumentos de preço ou alterações drásticas na experiência de condução.

O preço da FZ-S FI Hybrid é surpreendentemente acessível. Com um custo de 1400€, é apenas ligeiramente mais cara do que uma moto convencional de 150cc na Índia. Quando comparada com a Ninja 7 Hybrid, torna-se um verdadeiro negócio. Se a Yamaha decidir expandir a venda deste modelo para outros mercados asiáticos, ou até para os EUA e Europa, poderá ter um enorme sucesso comercial.

É verdade que não tem um modo totalmente elétrico, mas para uma moto híbrida acessível, concebida para um uso prático e realista, a Yamaha parece estar no caminho certo.

Se esta tecnologia se revelar bem-sucedida, a Yamaha poderá facilmente aplicá-la a modelos de maior cilindrada e mais populares. Imaginem um mild-hybrid MT-09 ou uma moto de aventura com um pequeno impulso elétrico para melhorar a eficiência de combustível – não parece assim tão irrealista.

Mais binário, melhor economia de combustível e uma resposta mais suave em baixas velocidades, tudo isto sem a complexidade de um híbrido completo? Parece uma solução vencedora. Por agora, a FZ-S FI Hybrid está a abrir caminho para tornar as motos híbridas mais acessíveis e, com a sua eficiência, preço competitivo e praticidade, é difícil não ficar impressionado.

Source: Rideapart

Tags: Yamaha

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.