A Cycle World noticiou um pedido de patente interessante relativo à Yamaha. A empresa sediada em Iwata solicitou uma patente para uma transmissão semi-automática a ser aplicada ao motor de dois cilindros CP2 da MT-07, que em termos de tipo e segmento, parece ter como objetivo contrariar a E-Clutch da Honda, a transmissão semi-automática instalada na CB650 e CBR650.
Na Honda existe uma alavanca de embraiagem convencional para quando se pretende utilizá-la e depende do pé esquerdo do condutor para mudar de velocidade.
A versão da Yamaha, por outro lado, é uma semi-automática mais convencional que elimina o pedal de mudança e a alavanca de embraiagem, substituindo-os por uma série de botões montados no guiador.
O novo pedido de patente da Yamaha ilustra o sistema, mostrando-o claramente montado numa moto construída em torno do quadro e motor CP2 de dois cilindros da MT-07.
Esta tecnologia não é nova para a Yamaha, que anteriormente oferecia o seu sistema YCC-S (Yamaha Chip Controlled Shifting), que, montado na FJR 1300, automatiza a embraiagem e a caixa de velocidades de uma transmissão convencional.
A Yamaha inova com a adição do YCC-S a uma moto numa gama de preços mais baixa do que a FJR1300 e que é uma rival direta da CB650R da Honda equipada com embraiagem eletrónica. Uma vez que o mesmo motor bicilíndrico também é utilizado noutros modelos da Yamaha, podemos assumir livremente que também o veremos noutros modelos.
O sistema funciona através de botões de mudança de velocidade e de redução de velocidade situados no guiador, que chamam um par de actuadores eléctricos montados mesmo por cima da transmissão.
Um à esquerda, para operar a caixa de velocidades, e outro à direita, para controlar a embraiagem. Um módulo de controlo do motor filtra as solicitações dos botões montados e converte-as em operações da embraiagem e da caixa de velocidades, assegurando arranques, mudanças de velocidade e travagens optimizados.
A patente da Yamaha sugere que o sistema também pode ser utilizado em modo totalmente automático.
Para além da caixa de velocidades semi-automática, a MT-07 apresentada na patente tem algumas diferenças em relação ao modelo atual.
O assento parece diferente, tal como as entradas de ar em ambos os lados do depósito. As protecções do radiador também parecem ser ligeiramente diferentes, assim como a asa dianteira e, mais significativamente, a forquilha é uma unidade invertida (como já utilizada na R7) em vez da convencional da MT-07.