A Yamaha não é alheia à inovação. As suas motos abriram caminho para várias gerações de máquinas e continuam a elevar a fasquia no que diz respeito a desempenho, tecnologia e segurança. Embora seja inegável a proeza da Yamaha no que diz respeito à tecnologia, o fabricante japonês tem a sua parte de veículos conceptuais que desafiam as convenções e se atrevem a mudar a norma.
Um bom exemplo disto é o Yamaha Tricera, um estranho veículo de três rodas que é uma espécie de Polaris Slingshot, mas com um motor elétrico e um comportamento muito mais amigável. A Yamaha diz que o Tricera tem como objetivo encarnar a “Mobilidade Urbana Emocionante”, que provavelmente teria sido melhor formulada como Mobilidade Urbana Emocionante, mas não somos nós que fazemos as regras por aqui.
De qualquer forma, o conceito Tricera na sua totalidade é bastante intrigante porque se distingue do resto das iniciativas eléctricas da Yamaha. Não é um carro, nem uma moto, mas sim uma máquina de três rodas que se imagina estar em casa num ambiente orientado para o desempenho, como uma pista de corridas ou uma estrada sinuosa de montanha. O conceito estará em exposição na feira AIMExpo Dealer Trade Show. Programada para 6 a 8 de fevereiro de 2024 em Las Vegas, Nevada, a American International Motorcycle Expo é a maior feira de desportos motorizados da América do Norte, atraindo visitantes de todo o mundo.
Atualmente, a Yamaha não revelou o motor da Tricera, mas estamos dispostos a apostar que é bastante potente. Sabemos que inclui alguma tecnologia inteligente, como a direção às três rodas, que lhe permite fazer curvas apertadas na cidade, como demonstrado no vídeo promocional. Também inclui aquilo a que a Yamaha chama um cockpit “totalmente aberto”, o que basicamente significa que permite aos seus ocupantes desfrutarem de uma experiência de condução ao ar livre semelhante à de uma moto, sem terem de se preocupar com os problemas de equilíbrio e todos os imprevistos da condução de uma moto.