• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Y-AMT – a nova transmissão manual automática da Yamaha

by Redação
Junho 25, 2024
in Novidades - Actualidade
0
Y-AMT – a nova transmissão manual automática da Yamaha

Fonte:https://www.moto.it

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Yamaha também estabeleceu um novo marco no contexto das mudanças de velocidade automáticas, introduzindo uma nova tecnologia denominada Yamaha Automated Manual Transmission (Y-AMT), confirmando que o campo da inovação nos desportos motorizados está na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, com a empresa a oferecer uma experiência de condução cada vez mais envolvente e gratificante em todas as fases.

Esta abordagem é inspirada na filosofia Jin-Ki Kanno, segundo a qual o condutor está em completa simbiose com a sua moto. 

RelatedPosts

António Maio selou a vitória no Raid Ferraria

Patentes revelam moto Yamaha E-turbo CP3

Nova Yamaha Tricity 125, sob três rodas em qualquer cidade

A nova Transmissão Manual Automatizada Yamaha (Y-AMT) está preparada para melhorar ainda mais esta sensação, marcando o início de uma nova era para a Yamaha, introduzindo uma tecnologia avançada de mudança de velocidades e uma nova dimensão na condução desportiva.   

A Y-AMT permite que os condutores se concentrem totalmente na performance desportiva oferecida pela sua moto, com mudanças de velocidade suaves para criar a experiência de condução mais envolvente, graças aos modos manual ou automático duplos: mudanças de velocidade rápidas e precisas com o toque de um botão. Em comparação com os pés, as mãos têm uma melhor ligação com o cérebro e são, por isso, uma das ferramentas mais poderosas que o corpo humano tem à sua disposição a nível tátil.

Mudar as mudanças com uma mão em vez de uma combinação de pedal de mão não só é mais rápido, como também requer menos tempo de reflexão, permitindo ao condutor concentrar-se no acelerador e no travão, no ângulo de inclinação, na posição do corpo e nos níveis de aderência dos pneus para melhorar a condução. Por este motivo, o pedal de mudanças não será instalado nos modelos com o Y-AMT. Desta forma, o condutor não terá de mover o pé, o que lhe permitirá concentrar-se na posição do corpo e na distribuição da massa no pedal, para melhorar o controlo da moto, especialmente nas curvas.

Fonte:https://www.moto.it

A Y-AMT permite ajustar as características de mudança de velocidades da moto de acordo com as preferências do condutor e as diferentes condições da estrada, com a opção de uma transmissão manual “MT” ou totalmente automática “AT”.

Com a transmissão manual (MT), as mudanças de velocidade são rápidas e precisas com um simples toque, sem ter de utilizar manualmente a alavanca da embraiagem.

As mudanças são ajustadas com o dedo indicador e o polegar, utilizando duas alavancas: uma alavanca com o símbolo “+” para as mudanças mais altas e uma alavanca com o símbolo “-” para as mudanças mais baixas. Para maior controlo numa condução mais desportiva, a alavanca com o símbolo “+” pode ser puxada para cima e empurrada para baixo apenas com o dedo indicador, o que oferece maior liberdade, uma vez que o polegar não tem de ser retirado do guiador. O tamanho, a posição e o curso da alavanca foram concebidos para serem utilizados com luvas, o que significa que apenas é necessário um mínimo de movimento dos dedos para acionar as mudanças.

O acionamento da embraiagem é extremamente progressivo, oferecendo ao condutor uma operação completamente natural a todas as velocidades. O modo MT foi desenvolvido para oferecer uma condução mais desportiva, maximizando as características de potência e binário da tecnologia crossplane e dos modos de condução mais desportivos. E com a velocidade e precisão de cada caixa de velocidades mais consistente do que os mais recentes sistemas de mudanças rápidas, a adrenalina das mudanças de velocidade rápidas e suaves nas condições de condução mais desportivas proporciona ao condutor uma emoção extra.

Com a transmissão totalmente automática (AT), os condutores podem escolher entre dois programas para se adaptarem a diferentes cenários de condução, que podem ser facilmente seleccionados em qualquer altura, bastando premir o botão “mode”.   

Se procura uma condução dinâmica e divertida em estradas rurais, pode escolher a opção ‘D+’, que oferece uma mudança de velocidade desportiva e, em seguida, alterar as rotações e manter a emoção da condução com os benefícios de uma transmissão totalmente automática.

Os condutores que percorrem longas distâncias em auto-estradas ou para deslocações pendulares podem escolher o modo “D”, que oferece uma experiência de mudança de velocidades mais suave, mantendo as RPM baixas, para dar ao condutor mais confiança a baixas rotações em condições de condução urbana e manuseamento adicional.

No modo AT, o condutor também pode optar por mudar as mudanças manualmente em qualquer altura, utilizando simplesmente as alavancas de mudanças expostas.

Em todos os casos, o Y-AMT oferece mudanças de velocidade consistentemente suaves, permitindo que os condutores se concentrem na posição do corpo, nas curvas, na travagem e na aceleração, em condições urbanas e todo-o-terreno.

Fonte:https://www.moto.it

Tags: 2024MotasMotosNoticiasY-AMTYamaha

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.