A Yamaha também estabeleceu um novo marco no contexto das mudanças de velocidade automáticas, introduzindo uma nova tecnologia denominada Yamaha Automated Manual Transmission (Y-AMT), confirmando que o campo da inovação nos desportos motorizados está na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, com a empresa a oferecer uma experiência de condução cada vez mais envolvente e gratificante em todas as fases.
Esta abordagem é inspirada na filosofia Jin-Ki Kanno, segundo a qual o condutor está em completa simbiose com a sua moto.
A nova Transmissão Manual Automatizada Yamaha (Y-AMT) está preparada para melhorar ainda mais esta sensação, marcando o início de uma nova era para a Yamaha, introduzindo uma tecnologia avançada de mudança de velocidades e uma nova dimensão na condução desportiva.
A Y-AMT permite que os condutores se concentrem totalmente na performance desportiva oferecida pela sua moto, com mudanças de velocidade suaves para criar a experiência de condução mais envolvente, graças aos modos manual ou automático duplos: mudanças de velocidade rápidas e precisas com o toque de um botão. Em comparação com os pés, as mãos têm uma melhor ligação com o cérebro e são, por isso, uma das ferramentas mais poderosas que o corpo humano tem à sua disposição a nível tátil.
Mudar as mudanças com uma mão em vez de uma combinação de pedal de mão não só é mais rápido, como também requer menos tempo de reflexão, permitindo ao condutor concentrar-se no acelerador e no travão, no ângulo de inclinação, na posição do corpo e nos níveis de aderência dos pneus para melhorar a condução. Por este motivo, o pedal de mudanças não será instalado nos modelos com o Y-AMT. Desta forma, o condutor não terá de mover o pé, o que lhe permitirá concentrar-se na posição do corpo e na distribuição da massa no pedal, para melhorar o controlo da moto, especialmente nas curvas.
A Y-AMT permite ajustar as características de mudança de velocidades da moto de acordo com as preferências do condutor e as diferentes condições da estrada, com a opção de uma transmissão manual “MT” ou totalmente automática “AT”.
Com a transmissão manual (MT), as mudanças de velocidade são rápidas e precisas com um simples toque, sem ter de utilizar manualmente a alavanca da embraiagem.
As mudanças são ajustadas com o dedo indicador e o polegar, utilizando duas alavancas: uma alavanca com o símbolo “+” para as mudanças mais altas e uma alavanca com o símbolo “-” para as mudanças mais baixas. Para maior controlo numa condução mais desportiva, a alavanca com o símbolo “+” pode ser puxada para cima e empurrada para baixo apenas com o dedo indicador, o que oferece maior liberdade, uma vez que o polegar não tem de ser retirado do guiador. O tamanho, a posição e o curso da alavanca foram concebidos para serem utilizados com luvas, o que significa que apenas é necessário um mínimo de movimento dos dedos para acionar as mudanças.
O acionamento da embraiagem é extremamente progressivo, oferecendo ao condutor uma operação completamente natural a todas as velocidades. O modo MT foi desenvolvido para oferecer uma condução mais desportiva, maximizando as características de potência e binário da tecnologia crossplane e dos modos de condução mais desportivos. E com a velocidade e precisão de cada caixa de velocidades mais consistente do que os mais recentes sistemas de mudanças rápidas, a adrenalina das mudanças de velocidade rápidas e suaves nas condições de condução mais desportivas proporciona ao condutor uma emoção extra.
Com a transmissão totalmente automática (AT), os condutores podem escolher entre dois programas para se adaptarem a diferentes cenários de condução, que podem ser facilmente seleccionados em qualquer altura, bastando premir o botão “mode”.
Se procura uma condução dinâmica e divertida em estradas rurais, pode escolher a opção ‘D+’, que oferece uma mudança de velocidade desportiva e, em seguida, alterar as rotações e manter a emoção da condução com os benefícios de uma transmissão totalmente automática.
Os condutores que percorrem longas distâncias em auto-estradas ou para deslocações pendulares podem escolher o modo “D”, que oferece uma experiência de mudança de velocidades mais suave, mantendo as RPM baixas, para dar ao condutor mais confiança a baixas rotações em condições de condução urbana e manuseamento adicional.
No modo AT, o condutor também pode optar por mudar as mudanças manualmente em qualquer altura, utilizando simplesmente as alavancas de mudanças expostas.
Em todos os casos, o Y-AMT oferece mudanças de velocidade consistentemente suaves, permitindo que os condutores se concentrem na posição do corpo, nas curvas, na travagem e na aceleração, em condições urbanas e todo-o-terreno.
Fonte:https://www.moto.it