A Great Wall Motor é a oitava maior empresa automóvel da China, vendendo mais de um milhão de veículos por ano e detentora de várias sub-marcas. Este mês, torna-se também um fabricante de motos, com o lançamento da sua nova empresa, a Great Wall Souo, e da sua moto de turismo de oito cilindros, que chega a ser superior à Gold Wing da Honda.
Trata-se de uma iniciativa arrojada, mas que não foge ao carácter da Great Wall. Dirigida pelo carismático bilionário Wei Jianjun, a empresa começou por fabricar camiões na década de 1980, mas cresceu rapidamente nos últimos anos, ramificando-se em várias marcas. A sua linha atual inclui a marca Haval, que fabrica SUVs para estrada, a marca Tank, adequadamente designada, que fabrica veículos todo-o-terreno mais robustos, e duas gamas exclusivamente eléctricas (Ora e Wey), bem como camiões da marca GWM.
Souo é o primeiro empreendimento de motos da Great Wall, mas reflecte o interesse a longo prazo de Wei pelas duas rodas e, ao contrário da maioria das empresas de motos chinesas, está a apontar diretamente para o topo do mercado, em vez de começar com máquinas monocilíndricas baratas. Não é uma moto bicilíndrica, não é uma moto de quatro cilindros, nem sequer uma moto de seis cilindros, a primeira moto de sempre da Souo é também a única moto de oito cilindros de produção do mundo. E não se trata de um motor de automóvel colocado num quadro de uma moto, mas sim de um motor de oito cilindros que se inspira no motor de seis cilindros da Honda Gold Wing.
No mês passado, revelámos patentes que mostravam o motor e agora a unidade de potência real foi mostrada em Pequim, e a Souo revelou os contornos da própria moto, bem como um vislumbre da sua parte dianteira. A máquina final deverá ser revelada a 17 de maio, mas já estão a circular nas redes sociais chinesas imagens da moto acabada, depois de ter sido observada, sem qualquer disfarce, durante o que parece ser uma filmagem de um vídeo promocional, com o próprio Wei Jianjun a conduzi-la.