O fabricante chinês de motos QJMotor estabeleceu-se como um dos fabricantes de motos de mais rápido crescimento no mundo. Já a trabalhar para estabelecer uma presença global, a QJMotor tem uma presença crescente fora do seu país de origem, nomeadamente na Europa e em partes da Ásia. Mais recentemente, foi anunciado que a QJ Motor iria entrar no mercado dos EUA através de um acordo de distribuição com a SSR Motorsports.
Dito isto, a marca provou ser uma potência quando se trata de produzir novos modelos. Por falar em novos modelos, a marca apresentou recentemente a scooter eléctrica TQ durante a Chongqing Motorcycle Expo. Os veículos eléctricos de duas rodas estão a ganhar bastante popularidade em todo o mundo, especialmente no que diz respeito à mobilidade urbana, pelo que novos veículos eléctricos de duas rodas como a TQ, especialmente de uma marca tão grande como a QJ Motor, são difíceis de ignorar.
A TQ foi lançada em três versões, com o modelo mais potente a debitar o equivalente a apenas 3,4 cv de potência. Isto faz com que se assemelhe mais a um ciclomotor elétrico do que a uma verdadeira moto eléctrica. As outras duas versões têm potências de 1.000 watts (1,4 cavalos) e 800 watts (1,1 cavalos), o que as torna muito mais acessíveis a condutores com pouca experiência em duas rodas. Dito isto, ainda não é claro se será necessária uma licença para circular, caso sejam lançados fora da China, mas é provável que estejam sujeitos às mesmas regras relativas aos veículos eléctricos ligeiros em diferentes países.
As três versões da QJ Motor TQ têm um motor integrado no eixo traseiro e incluem três opções de bateria. A mais acessível do conjunto vem com uma bateria convencional de ácido-chumbo, enquanto as ofertas mais premium são alimentadas por uma bateria de iões de lítio que promete uma autonomia de até 120 km com uma única carga.
Outras características incluem sistema de fecho automático, faróis com sensor de luz ambiente, marcha-atrás e até sensores de vários eixos que podem detetar uma queda. A QJ Motor não revelou o peso da nova scooter eléctrica, mas afirma que tem uma capacidade de carga máxima de 150 kg. A TQ tem pneus dianteiros de 12 polegadas e traseiros de 10 polegadas e está equipada com travões de disco dianteiros e traseiros.
Até ao momento da redação deste artigo, o preço da nova scooter QJ Motor TQ ainda não foi anunciado. Também não é claro se o novo modelo será vendido fora da China, no entanto, se a empresa planear lançá-lo na Europa, já tem uma rede de concessionários em crescimento na região.