A Yamaha anunciou recentemente o novo sistema de transmissão manual Y-AMT. Os modelos que o irão usar pela primeira vez ainda não são conhecidos, mas há dois candidatos especulados: a Tracer 9 GT+ e a MT-09.
A Y-AMT é uma transmissão manual automatizada, permitindo ao condutor focar-se só no desempenho da moto. Usufrui do modo manual e automático duplos, com as mudanças de velocidade a serem rápidas e precisas apenas tocando num botão.
Em transmissão manual (MT), as mudanças são engrenadas ao toque de um botão, sem recorrer à alavanca de embraiagem. Quanto ao modo automático (AT), há dois programas diferentes: D+ (condução mais dinâmica) e D (destinado a longas distâncias ou deslocações pendulares), permitindo mudanças manuais a qualquer altura.
A patente usa como exemplo a base CP2, que abarca os modelos MT-07, R7 e Ténéré 700 Space. Segundo o site Motorrad Online, a MT-09 de 2025 poderá ser a primeira Yamaha com o novo Y-AMT, tendo até em conta as imagens em que o sistema foi apresentado com elementos que apontam claramente para essa moto.
Por outro lado, também há referência à Tracer, sendo exemplificada uma situação de trânsito em cidade para mostrar que a moto trava e reduz mudanças no caso de uma travagem de um carro à sua frente. Algo que indicia um controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, exclusivo da Tracer 9 GT+ na gama Yamaha.