• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Terça-feira, Dezembro 23, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Poderá a Yamaha FZ-S Hybrid indicar uma nova Era para as motos híbridas?

by Daniel Rhodes
Fevereiro 4, 2025
in Novidades - Actualidade
0
Poderá a Yamaha FZ-S Hybrid indicar uma nova Era para as motos híbridas?

Source: New Atlas

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Os fabricantes de motociclos estão constantemente à procura de soluções que combinem eficiência e desempenho, num cenário onde as normas ambientais são cada vez mais restritivas e os preços dos combustíveis continuam a subir. Embora as motos elétricas estejam a ganhar terreno, os modelos híbridos ainda são uma raridade. Ao contrário do setor automóvel, onde os híbridos já fazem parte do quotidiano, no mundo das duas rodas esta tecnologia tem sido pouco explorada. No entanto, a Yamaha pode estar a abrir caminho para uma mudança, com a introdução da FZ-S Hybrid no mercado indiano.

Uma Commuter com Tecnologia Híbrida

A gama Yamaha FZ-S é uma referência no segmento das motos urbanas na Índia e em várias regiões da Ásia. Inspirada na estética agressiva da linha MT, a FZ-S combina um design desportivo com motores de baixa cilindrada focados na economia de combustível. A grande novidade da versão Hybrid é a incorporação de um sistema mild hybrid, que auxilia o motor a combustão em momentos de maior exigência.

RelatedPosts

António Maio selou a vitória no Raid Ferraria

Patentes revelam moto Yamaha E-turbo CP3

Nova Yamaha Tricity 125, sob três rodas em qualquer cidade

Ao contrário dos híbridos convencionais que podem operar em modo exclusivamente elétrico, a FZ-S Hybrid utiliza um motor elétrico auxiliar que melhora as acelerações e as recuperações. O sistema, denominado Smart Motor Generator, desempenha duas funções: atua como motor de arranque e fornece um impulso adicional ao motor térmico sempre que necessário. Isto significa que, apesar de estar equipada com um motor monocilíndrico de 150cc, a moto comporta-se como um modelo de cilindrada superior em determinadas situações.

Eficiência e Performance Equilibradas

Em termos de potência, a FZ-S Hybrid não impressiona, com uma entrega de 12,4 cv e menos de 10 Nm de binário. No entanto, a verdadeira vantagem deste modelo está na sua eficiência. De acordo com a Yamaha, o consumo médio ronda os 109 milhas por galão, o que, aliado ao sistema start-stop, permite reduzir ainda mais o consumo de combustível em ambientes urbanos. Com um depósito de 12 litros, a autonomia pode ultrapassar os 480 quilómetros, tornando esta moto uma opção extremamente económica para o dia-a-dia.

Outra característica interessante é o funcionamento silencioso do motor ao arrancar, graças ao Smart Motor Generator. O tradicional ruído metálico da ignição dá lugar a um arranque suave e discreto, uma vantagem para quem pretende evitar ruídos desnecessários durante a madrugada.

Um Modelo Acessível para o Grande Público

O fator preço também joga a favor da FZ-S Hybrid. Com um custo aproximado de 1.500 dólares (cerca de 1.400 euros), este modelo alia um design desportivo a um sistema eficiente, tornando-se uma opção bastante apelativa para quem procura uma moto acessível e económica. Num contexto de combustíveis caros e trânsito cada vez mais congestionado, os benefícios financeiros e práticos podem rapidamente compensar o investimento inicial.

O Futuro das Motos Híbridas

Por enquanto, a Yamaha parece estar a focar-se nos modelos de pequena cilindrada para mercados emergentes. No entanto, a possibilidade de expansão desta tecnologia para gamas superiores é algo que não pode ser descartado. Uma versão híbrida da Yamaha Tenere 700 poderia beneficiar do torque extra em trilhos off-road, enquanto uma MT-07 híbrida poderia oferecer uma experiência de condução ainda mais emocionante.

Apesar de as motos híbridas ainda não serem comuns, a aposta da Yamaha pode ser um sinal de que esta tecnologia está prestes a tornar-se mais relevante no setor. Com vantagens ao nível da eficiência, desempenho e acessibilidade, será apenas uma questão de tempo até que outras marcas sigam o exemplo e tragam mais modelos híbridos para o mercado.

Source: Rideapart

Tags: Yamaha

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.