Muitos motociclistas concordam que o motor CP4 da Yamaha – seja na YZF-R1 ou na MT-10 – é um dos motores de moto com melhor som de sempre. Ao sair da fábrica, o som forte do escape já é ameaçador, mas torna-se ainda mais excitante com a adição de um sistema de escape de qualidade pós-venda.
Agora, dependendo do local onde conduz, vai querer um escape de competição ou uma configuração de utilização na via pública. Felizmente, a Yoshimura oferece ambos para a Yamaha MT-10 de 2023. Ambas as configurações utilizam o silenciador AT2 da Yoshimura, completo com uma proteção de carbono que dá um toque desportivo à já desportiva máquina hyper-naked. O AT2 Race Series da Yoshimura é um sistema de escape ¾ que elimina o catalisador da moto. Naturalmente, isto significa que este sistema de escape não é legal para utilização na via pública, uma vez que já não cumpre os regulamentos relativos a emissões e ruído, pelo que deve permanecer apenas nos circuitos.
Para os condutores que desejam manter a sua moto legal para circular na via pública, a Yoshimura oferece o Street Series, que consiste no silenciador AT2 e num tubo de ligação que é montado no catalisador de origem da moto. Esta configuração não só é mais silenciosa do que a Race Series, como também mantém a conformidade das emissões da moto e, por conseguinte, é legal para utilização na via pública.
É claro que os utilizadores que pretendem extrair o máximo de potência de um escape pós-venda vão querer optar pelo sistema de corrida ¾. A Yoshimura afirma que o sistema AT2 aumenta a potência em dois por cento em relação ao sistema original, enquanto o binário aumenta em 1,7 %. Para uma moto que debita mais de 150 cv, isto é certamente impressionante. Além disso, o AT2 Race Series pesa metade do peso do sistema original (4 kg contra 8 kg).
Para mais informações pode consultar o site oficial da Yoshimura.