A KTM 390 Duke e a KTM 125 Duke de 2024 foram lançadas pela marca austríaca com uma evolução em relação aos anos anteriores, uma vez que as pequenas Dukes entram na sua terceira geração.
A confiança da KTM nas suas novas nakeds monocilíndricas é evidente desde a primeira linha do seu comunicado de imprensa, que diz: “[A gama Duke monocilíndrica de 2024 da KTM] adopta destemidamente uma postura sem tretas e bate bem acima do seu peso”. Por um lado, é o típico discurso de relações públicas, mas, por outro, os palavrões não são exatamente comuns nos comunicados de imprensa das empresas. Faz-nos pensar se a lista de pilotos de MotoGP da KTM terá tido uma mão na sua redação. Quanto às motos em si, há mudanças em todas elas.
Na superfície, os novos grafismos e pinturas são aplicadas com uma abordagem de pintura húmida em várias camadas, com os grafismos sobrepostos à pintura de base. Além disso, existe um material de assento texturado específico para a gama Duke e texturas a laser nos spoilers interiores.
A carenagem sobre a qual a tinta é aplicada também é nova. Na sua maioria, o objetivo destas alterações foi criar uma maior diferenciação entre os diferentes modelos. Assim, a Duke 125 tem spoilers mais pequenos no depósito, por exemplo, do que a 390, cujos spoilers do depósito também incorporam entradas de ar. Além disso, tem um novo design de assento completo com um destaque a laranja, e é completado por um ecrã TFT e luzes de posicionamento LED. Ambas as novas Dukes para 2024 têm um novo depósito de combustível metálico.
O quadro e o subquadro também são novos para 2024, permitindo uma altura de assento mais baixa em comparação com os modelos de segunda geração. Mantendo, obviamente, a disposição em treliça de aço, a KTM ajustou a rigidez para tentar encontrar mais conformidade e agilidade.
O subquadro de alumínio fundido também é novo para 2024, reduzindo o peso em comparação com as unidades de aço e aumentando o visual das motos devido à sua posição exposta (ou seja, não coberta pela carenagem).
Noutras partes do quadro, encontramos novas jantes; novas pinças triplas com um novo offset; um novo braço oscilante curvo e mais leve; um novo silenciador; e um novo posicionamento descentrado para o amortecedor, que permite um novo silenciador e uma nova posição da caixa de ar.
Tanto a 125 como a 390 estão equipadas com forquilhas WP APEX de 43 mm e amortecedores WP Apex de pistão separado, com 150 mm de curso da roda em cada extremidade. A diferença entre os dois é que a 390 tem ajuste de compressão e recuperação de cinco cliques na frente e ajuste de recuperação na traseira, enquanto a 125 não tem ajuste na frente e apenas pré-carga ajustável por ferramenta na traseira.
A Michelin fornece pneus Road 5 para a 125 Duke e 390 Duke em 2024; enquanto os travões têm discos mais leves. São também os mesmos para ambas as motos, com um disco dianteiro de 320 mm e pinças radiais de quatro pistões; e um disco traseiro de 240 mm com uma pinça flutuante de dois pistões.
No motor, há também uma mudança de geração para o motor LC4c: as cabeças dos cilindros são redesenhadas em comparação com a geração anterior, a caixa de velocidades é nova e, para a 390, a cilindrada é aumentada de 373cc para 399cc devido a um curso de 64mm.
A 125 mantém a sua cilindrada de 124,9cc, mas reduziu o peso através de uma nova disposição SOHC que reduz o número de componentes. Além disso, existe uma embraiagem PASC e um sistema ride-by-wire.
A adição eletrónica mais interessante para a Duke 125 e a Duke 390 de 2024 é talvez o Supermoto ABS que vem de série e permanece ativado depois de a ignição ser desligada para manter as suas definições quando se volta a ligar a moto.
O MTC em curva também vem de série na 390 Duke, tal como o modo de condução Track, que vem juntar-se aos modos Street e Rain. Ambas as motos têm controlo de arranque de série, e o Quickshifter+ está disponível como extra.
A conetividade através da aplicação KTMconnect também é possível através do ecrã TFT de 5 polegadas.