Os registos de patentes e marcas registadas podem parecer um monte de papelada aborrecida para algumas pessoas. No entanto, para o público ligado às motos e aos automóveis, são muitas vezes bastante interessantes, pois podem dar-nos uma visão do futuro. Em agosto de 2023, por exemplo, a Toyota apresentou um pedido de registo de marca para o nome “Land Hopper” no Japão, conforme relatado pelos nossos colegas do Motor1.
A 21 de outubro de 2023, enquanto a expetativa em relação ao Salão da Mobilidade do Japão de 2023 se intensificava, a Toyota revelou finalmente o que é realmente o Land Hopper. Afinal, trata-se de um “conceito de mobilidade pessoal eléctrica de três rodas”. Basicamente, é um triciclo elétrico, mas mais no sentido de um ciclomotor do que no sentido de uma grande moto.
A Toyota não divulgou muitos pormenores técnicos sobre o Land Hopper – o que também faz sentido, porque isto é apenas parte de um anúncio mais alargado sobre o que vai levar para o Salão de Mobilidade do Japão.
A primeira característica a salientar é que o Toyota Land Hopper não é apenas um triciclo – é um triciclo dobrável. A Toyota está a posicioná-la como um veículo de transporte de curta distância, algo que pode arrumar dentro do seu carro ou carrinha e utilizar para passear pelas redondezas depois de chegar.
O Toyota Land Hopper não necessita de carta de condução de moto no Japão, nem provavelmente na maioria dos países. O Japão tem um sistema de licenciamento de motos por escalões, mas os veículos que cumpram determinados requisitos (entre os quais se destaca a capacidade de circular a baixa velocidade) podem ser conduzidos por condutores com mais de 16 anos sem necessidade de carta de condução de motos.
Isto também é verdade na Europa e na maior parte do resto da Ásia, pelo que é também uma consideração importante se e quando a Toyota planear levar o Land Hopper para mercados fora do Japão.