A parceria estratégica entre a Harley-Davidson e a Hero MotoCorp deu origem à Harley-Davidson X440, uma moto de estrada de pequena cilindrada concebida para o mercado indiano. Embora nenhum outro mercado (até à data) tenha recebido a X440, o modelo fez muito sucesso em todo o mundo, uma vez que marca a primeira incursão da MoCo no segmento de entrada de gama.
A Hero MotoCorp, um dos maiores fabricantes de motos da Índia, foi responsável pelo desenvolvimento e fabrico da X440. Especializada em modelos de trabalho e de deslocação equipados com motores monocilíndricos, a Hero sabia muito bem o que fazer quando se tratava de conceber a X440, e não é de admirar que a moto tenha sido um sucesso, recebendo rapidamente encomendas quando as reservas para o novo modelo foram abertas.
Quando se trata de parcerias como estas, o modelo que foi lançado primeiro é normalmente seguido por um modelo mecanicamente semelhante com a marca da outra parte. Vimos isso com a BMW e outro fabricante indiano, a TVS, com a gama G 310 de modelos monocilíndricos reflectida na linha Apache 310 da TVS. O mesmo se passa com a KTM e a CFMOTO, com esta última a lançar a Ibex 800 e a 800 NK, que reflectem o desempenho e as capacidades da KTM 790 Adventure e da 790 Duke, respetivamente. Dito isto, o mesmo acontece com a Hero MotoCorp e a Harley-Davidson.
A 23 de janeiro de 2024, a Hero MotoCorp revelou a Mavrick 440, a sua versão da Harley-Davidson X440. Embora se soubesse que a moto se iria basear nos mesmos fundamentos técnicos que a roadster, o departamento de estilo da Hero seguiu uma direção diferente.
Enquanto a Harley X440 tinha um estilo retro e abraçava o aspeto clássico de motos como a Sportster, a Mavrick 440 tem um toque desportivo, incorporando um aspeto neo-retro com inspirações scrambler e cafe-racer. Tem um farol redondo de LED de inspiração clássica, mas ao olhar para as laterais da moto, vai reparar que o depósito de combustível tem arestas esculpidas e até uma pequena carenagem na lateral. Entretanto, as coberturas laterais desportivas proporcionam à moto uma postura atlética. No entanto, exibe o seu motor arrefecido a ar para todo o mundo ver, deixando claro que, apesar do seu aspeto desportivo, está mais à vontade em estrada aberta e com calma na cidade.
Por falar em desempenho, tal como a Harley X440, a Mavrick 440 não se resume a números de desempenho e potência. Afinal de contas, é equipada com um motor monocilíndrico de 440 cc, arrefecido a ar e a óleo, denominado TorqX. Com 27 cv de potência às 6.000 rpm e 35.9 Nm de binário às 4.000 rpm, é suficientemente potente para conquistar as estradas densamente povoadas da Índia a um ritmo acelerado. Para além disso, o facto de ser um monocilíndrico de baixa rotação significa que produz todas as vibrações correctas que se esperam de um motor robusto.
Esta configuração de motor sub-quadrado significa que a Mavrick 440, tal como a Harley X440, tem muito ruído no fundo da gama de rotações – perfeito para o trânsito de pára-arranca. Tal como já conhecemos a X440, o seu som também é bastante agradável, uma vez que tem mais de um rugido (como o de uma Royal Enfield 350) do que de um som de um “braap” como o de uma KTM. No que diz respeito à autonomia, estas motos tendem a consumir combustível de forma muito económica, pelo que podemos esperar percorrer uma grande distância antes de precisar de encher o depósito de 13,5 litros.
Para mais informações pode consultar o site oficial da Hero MotoCorp.