A Yamaha está a trabalhar numa câmara frontal para alguns dos seus modelos touring no futuro, tendo submetido novas patentes relativas a esta solução tecnológica – mostrando como o sistema virá a funcionar.
De acordo com o CycleWorld.com, tudo indica que a fase de produção está perto, sendo estas patentes focadas na integração da câmara (identificada como «dispositivo de deteção») em modelos específicos. A revista Motociclismo consultou os documentos, disponíveis no European Patent Office.
A sua função aparenta ser a de operar um sistema automático de adaptação automática dos faróis da moto – uma solução similar à que já tem a Kawasaki H2 SX SE com o controlo AHB (Auto High Beam). Este funciona ao anoitecer a partir dos 20 km/h, e recorre a uma câmara virada para a frente que muda automaticamente farol alto e farol baixo dependendo se há ou não um veículo a aproximar-se.
Os desenhos desta patente da Yamaha mostram a parte frontal de um duplo farol com um para-brisas ajustável eletronicamente acima dele. Entre as luzes está montada a câmara, que assim não requer suporte próprio.
A câmara tem uma proteção transparente diante da lente, que se funde com o design e impede sujidade e detritos de atingirem diretamente a câmara.
Essa proteção é facilmente desmontável para limpeza, mas os parafusos só podem ser acedidos quando o para-brisas está na posição mais alta: um mecanismo de segurança, que impede a remoção desses parafusos com a moto estacionada e desligada.
Para já não se sabe que modelos da Yamaha poderão vir a receber esta câmara dianteira. No entanto, foi detetada em testes uma nova Ténéré 700 com um novo farol e um para-brisas ajustável em linha com os sugeridos nesta patente.