É provável que o nome Felo não esteja presente na sua memória quando se trata de fabricantes de motos, mas a marca emergente revelou um protótipo de uma moto de turismo eléctrica com uma autonomia de quase 700 km entre cargas.
Com o estranho título de “Felo Tooz”, a nova moto foi apresentada como um conceito no Salão Internacional do Automóvel de Banguecoque, acompanhada de reivindicações de desempenho e de autonomia que, se forem correctas, irão arrasar a concorrência. Para além da prometida autonomia de 720 quilómetros, a Tooz é capaz de recarregar de 20 a 80 por cento da carga em apenas 20 minutos através de um carregador Tipo 2 e atingir uma velocidade máxima de 200 km/h.
Para além das especificações tecnológicas, a moto preenche muitos dos requisitos normais de uma grande tourer. Há um extenso painel de instrumentos TFT de 12 polegadas com toda a conetividade habitual de navegação e multimédia, uma caixa frigorífica de 8 litros, um sistema de câmara de 360 graus, monitorização da pressão dos pneus, ABS e um sistema de som surround de seis altifalantes.
De momento, a Tooz ainda é uma moto de exposição, e os valores de desempenho e autonomia anunciados estão a fazer o seu trabalho, atraindo a atenção dos meios de comunicação social. Mas será possível que sejam exactos? Alguns cálculos de trás para a frente sugerem que será um exagero. A informação oficial da Felo diz que a bateria é uma unidade de 700V, 50Ah, com uma capacidade total de 35kWh. Isto faz com que seja muito maior do que qualquer outra unidade atualmente utilizada numa moto elétrica de produção – a Energica Experia consegue reunir 22,5kWh e os maiores Zeros têm 21kWh quando as suas baterias principais e os add-ons adicionais do Power Tank são combinados – mas mesmo assim é difícil ver como será capaz de gerir uma autonomia de 700 km. A Zero, por exemplo, afirma que a sua SR/S, com a configuração acima, consegue percorrer 320 quilómetros a velocidades citadinas. A Felo é claramente maior e mais pesada, pelo que, mesmo com quase o dobro da capacidade da bateria, é difícil perceber de onde virá a autonomia de 700 km.
A Felo pode ser um nome pouco conhecido, mas tem experiência. A empresa está sediada na China, mas tem uma colaboração com a Smartech, uma empresa tailandesa com financiamento governamental, e no ano passado apresentou uma gama de motos eléctricas mais pequenas que estão a ser oferecidas nos mercados de exportação, incluindo alguns países europeus.
A sua gama inicial inclui a FW-06, equipada com um motor de 6 kW e uma bateria de 69 V e 58 Ah, e a FW-03, com um motor de 3 kW e uma bateria de 72 V e 58 Ah, e um estilo idêntico ao da Honda Cub EZ90, fabricada entre 1991 e 96. Há também a Felo M1, que é uma versão actualizada e eléctrica da antiga Honda Motocompo. Com guiador dobrável, uma velocidade máxima de 45 km/h e um preço equivalente a apenas 1.610 dólares, destina-se a ser uma moto de bagageira utilizada na última parte de uma deslocação.