O 45º Salão Automóvel de Banguecoque colocou os automóveis no centro das atenções, mas entre os veículos de quatro rodas, este “barco a motor” de nome Felo Tooz conseguiu destacar-se. Trata-se de uma moto totalmente eléctrica que possui a maior autonomia alguma vez reivindicada: uns impressionantes 720 km com um único ciclo de carga. É uma moto produzida pelo gigante tailandês Smartech, que tem também do seu lado o governo tailandês, que apoia o projeto. Há anos presente no sector da mobilidade eléctrica com motos, trotinetes e bicicletas, a Smatech tenta agora o “grande golpe” com esta super tourer com uma clara atitude de devoradora de quilómetros. As dimensões são absolutamente significativas e o seu aspeto faz lembrar as motos destinadas a grandes viagens, até porque o desempenho anunciado é verdadeiramente único para uma moto totalmente eléctrica.
De acordo com o fabricante, a Felo Tooz permite viagens longas sem preocupações com a autonomia, chegando mesmo a percorrer mais de 700 quilómetros com um só carregamento. Em termos de velocidade de carregamento, a bateria pode passar de 20 a 80 % em apenas 20 minutos com o carregamento Tipo 2. Em termos de desempenho, a Felo Tooz pode atingir uma velocidade máxima de 200 km/h. Existe também uma função V2L (Vehicle to Load) que permite que a bateria da moto seja utilizada para alimentar outros dispositivos. Nada é dito sobre o peso, mas pode imaginar-se que é bastante pesada…
O equipamento da nova tourer eléctrica inclui um enorme ecrã TFT de 12 polegadas com sistema de navegação integrado e um sistema de câmara de 360°, não faltam ABS e controlo de tração e, imagine-se, a possibilidade de utilizar uma das malas laterais como refrigerador de oito litros. Resumindo… uma moto que é, em muitos aspectos, verdadeiramente única. Para já, trata-se apenas de um protótipo, mas parece que a Smartech da Tailândia vai mesmo apostar no projeto.
Comments 6