2024 volta a ser um ano de novidades na gama YZ, que completou 50 anos de aniversário durante o ano de 2023. Depois da 450 cc, é a vez da YZ 250F receber toda a atenção, contando com uma plataforma nova e mais esguia, idêntica à da sua ‘irmã’ maior.
Os 50 anos desde a primeira YZ foram marcados por uma decoração alusiva, não a 1974, mas sim ao branco e rosa das YZ dos anos ‘90, cores que vimos nas motos das equipas principais da marca nos campeonatos mais importantes e que estão nos plásticos das motos de 2024 (além da tradicional versão azul). No entanto os homens da Yamaha prepararam mais do que uma decoração de aniversário, focando-se em atualizar a sua moto de MX2 e em melhorar ainda mais o kit GYTR destinado à sua YZ 125.
SEGUIR OS PASSOS DA 450
É algo que a Yamaha já fez em anos anteriores, e voltou a fazê-lo, pegando na evolução de 2023 da YZ 450F para trazer à luz do dia a nova 250F. Começamos pela silhueta mais estreita e esguia, principalmente na zona dos joelhos, graças a um depósito de combustível mais estreito, caixa de filtro de ar mais baixa e tampas de radiador mais estreitas. O assento é mais plano e alto e, em conjunto com os pousa-pés mais baixos, resultou numa posição de condução melhorada e com as pernas mais esticadas. O quadro de alumínio é totalmente novo, também ele mais estreito e com os pontos de rigidez e torção melhorados para um melhor comportamento. O ‘off-set’ foi reduzido para aumentar a agilidade em troca com alguma estabilidade em velocidade, algo que a Yamaha tinha bastante a mais que as rivais. Ainda no campo da ciclística, as suspensões KYB receberam ‘settings’ mais adequados ao novo quadro e para melhorar a entrada em curva, assim como afinadores de compressão (no topo de cada ‘bainha’) manuais que torna muito fácil dar ‘uns clickes’ sem o uso de ferramenta. Tal como na dianteira, o amortecedor KYB foi revisto com base no novo chassis e links da suspensão.
MOTOR E ELETRÓNICA
O motor manteve a mesma base mas com diversas alterações, especialmente no conjunto da distribuição, nos mapas da ECU e com a nova caixa do filtro de ar que permite uma admissão mais eficiente para beneficiar os médios e altos regimes.
A nova ECU traz mais novidades além de novos mapas. Tem agora disponíveis sempre dois mapas carregados, que podemos comutar em andamento no botão dos mapas no guiador. Os mapas continuam a dar para personalizar com a Yamaha Power Tuner App, que foi melhorada e é agora mais simples de utilizar e oferece guias e dicas sobre como afinar a moto para cada ocasião, tanto a nível de mapas como de ciclística. Além dos mapas possui um modo de Launch Control com um limitador de rotação, que pode ser ajustado em incrementos de 500 rpm desde as 6.000 rpm até às 11.000 rpm. Para 2024 apresenta ainda um controle de tração com três níveis à escolha: High, muito interventivo; Low, pouco interventivo; Off, desligado. O sistema comunica à ECU quando a roda traseira patina, e esta ajusta a entrega de potência de forma a ter a melhor tração possível. Ambos estes sistemas são controlados pela Yamaha Power Tuner App, e ativados/desativados no comutador do guiador.
A travagem não mudou nada, mantendo o disco de 270 mm de diâmetro na dianteira e o de 240 mm na traseira, ambos da Braking, com a Nissin a fazer as hostes nas bombas e pinças.
Mais estreita e plana, a nova YZ oferece uma posição de condução mais natural e agressiva, complementada por uma estética ainda mais apelativa.
A ciclística é onde notamos os maiores benefícios. a nova YZ250F é muito mais eficiente em pista, especialmente nas zonas mais sinuosas e técnicas.
O motor beneficiou de uma caixa de ar maior e com melhor fluxo, respirando assim melhor. O som que sai da zona do filtro de ar é ainda mais grave que antes!
A travagem não sofreu alterações e continua a cumprir com boa nota.
À BOLEIA DO PROTOUR
Foi num dos dias do ProTour da Yamaha (ver caixa) realizado na pista de motocross da Carvoeira, Torres Vedras, que pudemos testar as novidades para 2024. A pista tem um traçado e obstáculos de nível regional, o ideal para um evento destes e para testar as novas máquinas azuis, mas com a chuva da noite anterior o piso estava bastante pesado e com alguma lama funda. Quem mais sofreu foram os ‘pilotos’ da manhã, mas pela hora de almoço (a nossa hora) já estava bastante mais seca e rolante, apenas com algumas zonas mais pesadas e escorregadias.
Desde o primeiro momento em cima da YZ 250F que a sentimos realmente mais compacta, estreita e com a frente menos ‘cabeçuda’ que a versão anterior. Vamos sentados num assento mais plano e ficamos com o guiador mais baixo em relação ao assento, notando-se ainda a menor largura da moto, especialmente na zona dos joelhos. Notamos ainda logo nas primeiras voltas uma maior firmeza do conjunto suspensões/quadro, mas sem que seja ‘seca’ de sensações.
Na verdade, até é uma firmeza confortável, a que se junta uma maior precisão do comportamento. É também mais fácil de escolher linhas mais fechadas do que com a geometria da ciclística anterior, mas mantém-se estável nas zonas mais rápidas e abertas.
O motor é mais forte nos regimes mais utilizados, os médios e os altos, mas não deu para perceber logo e, assim como eu, alguns dos participantes do ProTour sentiram o mesmo: na saída de algumas curvas, especialmente em segunda ou terceira e em velocidades mais reduzidas, a YZ parecia ter alguma dificuldade em ganhar velocidade, especialmente nas zonas de terra mais funda e enlameada. Ouvi algumas queixas e senti o mesmo, mas a verdade é que todas as motos estavam com o controle de tração ativo, pelo que só estava a fazer a função dele: cortar potência quando a roda traseira patina, só que na lama funda não é a melhor opção. À parte dessas zonas, onde o piso estava mais firme, a YZ 250F é rápida e potente, e apesar de perder ligeiramente nos baixos regimes (por troca com mais médios e altos), continua a ter um motor forte nesses regimes. A caixa está bem escalonada e a embraiagem tem o mesmo tato intuitivo e sólido de sempre. Os mapas do motor e o Launch Control mudam-se facilmente no botão do guiador, mas honestamente desta vez não houve muito tempo para ‘brincar’ com eles nem com a Yamaha Power Tuner App, mas já os conhecemos doutras ocasiões e estão melhores que nunca!
DUAS OPÇÕES
Todas as motos de motocross da gama (exceto as 65 cc e as 85 cc) estarão disponíveis em duas decorações diferentes: a tradicional azul, e a bela branca e rosa alusiva ao 50º aniversário da YZ, com uma pequena diferença no preço de ambas, e alguns modelos já estão disponíveis nos concessionários da marca.
YZ 125 E O KIT GYTR
Outra novidade para 2024 é o kit GYTR para a 125cc , uma classe que a Yamaha nunca descura e onde mantém um apoio muito forte com equipas no campeonato europeu, apoio a pilotos a nível local, e com a bLU cRU que leva os melhores pilotos Yamaha das classes de iniciação de cada país a correr juntamente com o Motocross das Nações e onde podem conquistar ainda mais suporte para a época seguinte.
Quanto ao Kit, é composto por um cilindro diferente, cabeça, piston, caixa de lamelas, escape e silenciador, unidade de CDI, um kit de carburação e válvulas de escape diferentes. Para 2024 tem melhorias no escape, mapa do CDI, válvulas de escape (não constavam em 2023) e no kit de carburação, melhorando as prestações em todos os regimes. Na pista é um avião e, honestamente, mais forte e disponível do que imaginava. Muito forte em baixas (para um 125cc), é nos médios e altos regimes que brilha ainda mais, com muita potência disponível às solicitações do punho direito, mesmo com o piso pesado como estava, e o som é qualquer coisa de especial!
YAMAHA PROTOUR
O Yamaha ProTour realiza-se todos os anos em vários países do mundo, com os homens da Yamaha a levar as novidades do ano seguinte ao público em geral que pode mesmo experimentar os veículos. Dizemos veículos porque, como este ano, conta com a gama fora de estrada da marca, tanto de duas como de quatro rodas, que tenha mais novidades. Este ano realizou-se na pista da Carvoeira, em Torres Vedras, onde no sábado e domingo foram dezenas de pessoas que puderam ter contacto com as máquinas da Yamaha. Estejam atentos no próximo ano e inscrevam-se a tempo!
AFONSO GOMES
Piloto do Team Yamaha/Alves Bandeira/Moto Fundador, Afonso sagrou-se Campeão Nacional de SX2 este ano e foi o representante de Portugal na classe MX2 em França no Motocross das Nações, sempre aos comandos da YZ 250F de 2023, pelo que é o piloto certo para nos dizer as diferenças entre ambas:
“A YZ 250F já era muito competitiva, mas esta nova versão está ainda mais com as melhorias feitas. Noto a ciclística muito boa, mais ágil, mais fácil de curvar e mais fácil a saltar. O motor está ainda mais forte, pelo que vamos ter uma moto muito competitiva mesmo de série para a próxima época. Também pude experimentar a 450 cc, nunca o tinha feito, e também gostei muito. É mais fácil do que imaginava e a ciclística é excelente, pelo que temos uma gama muito forte para a próxima época.”
VASCO SALGADO
Piloto da Yamaha/Motoni/Wallup/Motor7, foi a primeira época do Vasco nos escalões sénior, fechando o campeonato de motocross no quarto posto das 125 Júnior e sendo o único representante luso nas 125 cc na bLU cRU em França numa YZ125 com o kit GYTR de 2023:
“Achei a 125 cc com o kit novo mais completa que a minha de 2023. Tem bastante mais força nas rotações mais baixas e vai sempre mais forte até mais tarde. Posso passar de caixa cedo que ela vai forte na mesma, ou deixar esticar até tarde se for preciso. Noto uma grande diferença mesmo, maior do que esperava. Já a YZ 250F, que é totalmente nova… gostei imenso da ciclística da moto, muito estável e agarrada ao chão. O motor também gostei, é fácil de usar e tem bastante força. Também andei na 450 cc e acho que me deixou os braços mais compridos. Adorei a experiência e é fácil de usar, mas é muito dura para mim e o motor é indescritível!”
Yamaha YZ 250F
MOTOR monocilíndrico DOHC, refrigeração líquida, 4 válvulas
CILINDRADA 250 cc
POTÊNCIA n.d.
BINÁRIO n.d.
CAIXA 5 velocidades
QUADRO tipo berço semi duplo em alumínio
DEPÓSITO 6,2 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha telescópica invertida, curso de 310 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor, curso de 313 mm
TRAVÃO DIANTEIRO disco de 270 mm
TRAVÃO TRASEIRO disco de 240 mm
PNEU DIANTEIRO 80/100 – 21
PNEU TRASEIRO 110/90 – 19
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.475 mm
ALTURA DO ASSENTO 970 mm
PESO 105 kg
P.V.P. (desde) 9.950 € / 10.150 € versão aniversário