A QJ Motor é a marca criada pela Qianjiang para se afirmar como um dos construtores mais poderosos do mundo. Chinês e com uma presença enorme no mercado asiático, o construtor que agora entra em força na velho continente quer batalhar por um lugar no topo, com as marcas que há anos disputam o mercado europeu.
Numa apresentação que nos levou quase até Andorra, conseguimos colocar esta nova SRT 700X à prova em praticamente todas as condições. Estrada de bom piso, alcatrão degradado e fora de estrada: a nova trail de média cilindrada da QJ Motor não se nega a nada e como boa aventureira mostra ser muito polivalente.
BLOCO SÓLIDO
Esta moto conta com um motor bicilíndrico paralelo de 668 cc com 75 cv, e notámos muita disponibilidade em toda a faixa de rotação, sentindo apenas que falta um pouco de binário a baixos regimes, principalmente, fora de estrada. O motor desta SRT 700X é efetivamente bastante disponível, adequando-se ao restante conjunto e oferecendo a potência solicitada em praticamente todas as situações. Não será um colosso do binário, oferecendo 67 Nm às 6.500 rpm como valor máximo, mas não se nega a nada. Como referido, apenas em situações de rotações mais baixas, sentimos que poderia haver um pouco mais de energia neste bloco bicilíndrico, algo que se nota, essencialmente, quando circulamos fora de estrada e queremos sair de uma situação mais delicada, ou fazer a roda de trás deslizar para contornar uma curva mais fechada e lenta. No asfalto a linearidade é o grande trunfo deste motor da QJ, e as baixas rotações não revelaram ser um problema, mostrando inclusive que o coração desta moto não sofre de grandes vibrações, seja qual for a faixa de rotação.
CICLÍSTICA QUE SE DESTACA
No que diz respeito à ciclística esta SRT 700X vem muito bem equipada. Olhando para a ficha técnica, as suspensões Marzocchi totalmente ajustáveis sobressaem imediatamente e são, naturalmente, um dos pontos principais a analisar nesta moto. E podemos dizer, depois de muitos quilómetros percorridos em estradas com o asfalto muito variado, tanto a dianteira como a traseira não deixam nada a desejar e apresentaram um comportamento suave e com boa leitura do piso. Essencialmente em mau piso, a absorção das irregularidades é boa, sem que percamos a capacidade de leitura do que se está passar debaixo de nós. O curso inicial pode ser um pouco irregular, pelo menos na afinação base, algo que certamente conseguimos alterar com pequenas afinações. Fora de estrada, tanto a dianteira como a traseira mostraram manter o seu comportamento, mas aqui fez-se sentir um pouco os 240 kg desta SRT 700X e a falta de um binário mais elevado em rotações baixas, como referimos há pouco. Por sua vez, um dos maiores defeitos apontados a outras QJ Motor que já testámos, a travagem, aqui, sofreu melhorias significativas, principalmente na dianteira, que conta também com manete ajustável. Com a Brembo a tomar conta da ocorrência, a SRT 700X oferece boa potência e tato na dianteira, com a traseira a sofrer um pouco de falta de sensibilidade no pedal, mas a ser bastante mordaz.
EQUIPAMENTO DE FAZER INVEJA
A nível de equipamento de série, contamos com um painel TFT de 5” com conetividade com o telemóvel, punhos aquecidos e assento aquecido – bastante confortável para longas tiradas. O painel TFT tem boa visibilidade, ainda que sofra um pouco com luz direta do sol. A informação está bem distribuída com o velocímetro digital no centro e a possibilidade de colocar em modo escuro sempre, ou configurar para que altere automaticamente. A conetividade com o telemóvel, quase obrigatória nos dias de hoje, também está disponível e para que consiga utilizar o smartphone para navegação durante longas viagens, a SRT 700X tem uma tomada USB do lado esquerdo do painel, bem como uma barra no suporte do para-brisas, pensado para colocar um suporte de telemóvel ou GPS. De série esta moto equipa também proteções de mãos, barras de proteção, comandos iluminados, descanso central e banco e punhos aquecidos, como já referimos. É importante referir que o assento aquecido de série é apenas o do condutor.
BOM COMEÇO
A QJ Motor SRT 700X mostrou possuir um conjunto sólido, bem estruturado e equilibrado, revelando que a marca chinesa não está a cometer loucuras, mas sim a desenvolver boas bases para trabalhar no futuro. Como vimos – e já vos apresentámos na edição de junho durante o Warm Up Day da QJ Motor – a gama é já vasta e continua a crescer, mostrando a forte aposta do construtor no mercado europeu, onde tem grandes “tubarões” a bater. As novidades vão, com certeza, continuar a surgir, e com o salão de Milão a aproximar-se a passos largos, esse poderá ser o local escolhido pela QJ Motor para revelar mais e melhores novidades para a Europa e Portugal.
QJ MOTOR SRT 700X
MOTOR bicilíndrico paralelo a 4 tempos, refrigeração líquida
MOTOR 2 cilindros paralelos, refrigeração líquida
CILINDRADA 698 cc
POTÊNCIA 73,5 cv @8.000 rpm (possível de limitar para carta A2)
BINÁRIO 67 Nm @6.500 rpm
CAIXA 6 velocidades
QUADRO tubular em aço
DEPÓSITO 19,5 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha telescópica invertida Marzocchi, 140 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor Marzocchi multi-ajustável
TRAVÃO DIANTEIRO duplo disco de 320 mm, pinças Brembo
TRAVÃO TRASEIRO disco de 260 mm, pinça Brembo
PNEU DIANTEIRO 110/80 R19
PNEU TRASEIRO 150/70 R17
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.505 mm
ALTURA DO ASSENTO 830 mm
PESO 240 kg
P.V.P. (desde) 7.990€