Na geração anterior, a Honda CBR 650R destacou-se como a desportiva de média cilindrada mais vendida na Europa em 2021. Com uma reputação a manter, viajámos até Marselha, para explorar as novidades do modelo 2024 e testar a nova tecnologia E-Clutch, já apresentada na edição anterior da Motociclismo, para verificar como ela se integra com uma condução mais desportiva.
A nova Honda CBR 650R adota uma imagem ligeiramente mais agressiva, com carenagens que conferem um visual musculado e linhas mais vincadas. O bloco de quatro cilindros continua exposto, mantendo o traço estético característico do modelo, e os faróis de LED dianteiros foram redesenhados, e realçam ainda mais a postura agressiva da CBR 650R.
A unidade óptica traseira também sofreu mudanças, e agora temos uma secção mais agressiva, combinando com as restantes linhas desta desportiva.
O MOTOR
O bloco de quatro cilindros em linha de 649 cc permanece inalterado, oferecendo 95 cv às 12.000 rpm e 63 Nm de binário máximo às 9.500 rpm. Este motor, conhecido pela sua potência progressiva em baixas e enérgico em altas rotações, continua a ser um dos pontos fortes da CBR 650R. A moto oferece uma boa relação de binário imediato e potência suficiente para rápidas ultrapassagens em estrada, mantendo baixas vibrações do motor e uma elevada eficiência de combustível. O consumo médio revelou cerca de 4,9 l/100 km, permitindo uma autonomia superior a 300 km com um depósito de 15,4 litros.
A resposta do motor é precisa e emocionante, proporcionando uma condução dinâmica em trajetos urbanos e, claro, destaca-se numa estrada mais sinuosa, onde conseguimos ouvir o belo cantar do 4 cilindros e aproveitarmos ao máximo tudo o que ele tem para nos dar.
EQUIPAMENTO E CICLÍSTICA
A ciclística da CBR 650R ‘24 inclui uma forquilha Showa SFF-BP USD de 41 mm na dianteira e um monoamortecedor ajustável em 10 níveis na traseira, garantindo uma condução equilibrada entre conforto e desempenho. A configuração da suspensão foi aprimorada para proporcionar uma maior estabilidade e controlo, com destaque para a suspensão dianteira que oferece uma resposta bastante precisa.
Na travagem encontramos dois discos na dianteira, com pinças radiais de quatro êmbolos e na traseira contamos com a presença de um disco de apenas um pistão, resultando num conjunto que proporciona uma travagem eficiente e segura.
A DINÂMICA
Tanto a suspensão como a travagem mostraram-se muito capazes ao longo dos quilómetros que realizámos em Marselha. Numa condução mais urbana e com piso mais irregular, a CBR demonstrou ser uma desportiva “equilibrada”, com a suspensão a filtrar bem as imperfeições do terreno e até é possível imaginarmos este modelo como a nossa companheira para o dia a dia. Quando fomos para as estradas da zona montanhosa conseguimos tirar maior proveito deste conjunto e encontrámos uma suspensão muito capaz e um sistema de travagem que nos deixa confiantes para travarmos perto do limite antes das curvas.
O EX-LIBRIS
A grande novidade da CBR 650R 2024 é a estreia do sistema de embraiagem eletrónica, o E-Clutch. A CBR e a sua irmã (a CB 650R) são as primeiras motos a disponibilizar esta tecnologia como equipamento opcional. Este sistema utiliza elementos de tecnologias existentes, como o quickshifter e a transmissão de dupla embraiagem, criando um sistema único. O E-Clutch elimina a necessidade de utilizar a manete da embraiagem para trocarmos de relações, proporcionando-nos uma experiência de condução mais fluída e emocionante.
O E-Clutch é ativado assim que o motor é ligado, gerindo suavemente as mudanças e eliminando a possibilidade de o motor “ir abaixo”. O sistema permite que o condutor acione o seletor de mudanças sem usar a manete da embraiagem, proporcionando uma condução mais confortável, especialmente em ambientes urbanos. Caso o condutor prefira, pode utilizar a manete da embraiagem em qualquer altura, e o sistema E-Clutch reativa-se automaticamente após um breve período.
Já numa condução desportiva este sistema demonstrou também diversas vantagens. A capacidade de trocar de mudanças sem interrupção na entrega de potência resulta numa aceleração mais suave e rápida. Trocarmos de mudança da forma mais rápida possível permite uma condução desportiva mais fácil, sobretudo para quem não tem tanta experiência nos ritmos mais elevados.
O sistema oferece três definições de “sensação de funcionamento”: duro, médio e suave. Estas definições podem ser selecionadas independentemente para as reduções ou para engrenar mudanças mais altas, garantindo uma personalização da experiência de condução ao gosto de cada condutor.
SÓ PONTOS POSITIVOS
O E-Clutch não só facilita a condução na selva urbana, como também melhora a performance em situações de condução desportiva. Além disso, a redução do desgaste no sistema de embraiagem e da transmissão promete uma maior durabilidade dos componentes, traduzindo-se em menor necessidade de manutenção.
A tecnologia tem uma presença reforçada na nova Honda CBR 650R. Existe um novo ecrã TFT a cores de 5 polegadas que, além de permitir uma fácil leitura e ter uma navegação intuitiva, permite a personalização das informações apresentadas e conetividade com o nosso smartphone através da aplicação Honda RoadSync.
A integração da conetividade melhora significativamente a experiência de condução, permitindo ao piloto manter-se informado e conetado sem distrações.
A Honda CBR650R 2024 surge como uma evolução subtil mas significativa de um modelo já popular. O design mais agressivo, a introdução do sistema E-Clutch e as melhorias tecnológicas tornam-na uma escolha atrativa dentro do mercado das motos desportivas de média cilindrada. A Honda conseguiu manter a essência que fez da CBR650R um sucesso, ao mesmo tempo que introduz inovações que melhoram a experiência de condução.
O preço para adquirir uma CBR 650R (sem despesas de legalização e de transporte) encontra-se nos 9.900 €. O opcional E-Clutch tem o valor de 300 €, totalizando 10.200 € nas versões equipadas com esta tecnologia.
HONDA CBR 650R
MOTOR quatro cilindros em linha, DOHC, 16 válvulas, refrigeração líquida
CILINDRADA 649 cc
POTÊNCIA 95 cv (70 kw) @12.000 rpm
BINÁRIO 63 Nm @9.500 rpm
CAIXA 6 velocidades
QUADRO tipo Diamante, em aço
DEPÓSITO 15,4 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha telescópica invertida de 41 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor ajustável na pré-carga
TRAVÃO DIANTEIRO 2 discos de 310 mm, pinças radiais de 4 êmbolos
TRAVÃO TRASEIRO disco de 240 mm, pinça de 1 êmbolo
PNEU DIANTEIRO 120/70ZR17
PNEU TRASEIRO 180/55ZR17
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.450 mm
ALTURA DO ASSENTO 810 mm
PESO 209 kg
P.V.P. desde 9.900 € / 10.200 € (com E-Clutch)