• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Quarta-feira, Julho 16, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
  • Português
    • Português
    • English
    • Français
    • Español
    • Italiano
    • Deutsch
    • 日本語
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
  • Português
    • Português
    • English
    • Français
    • Español
    • Italiano
    • Deutsch
    • 日本語
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Ensaios e Comparativos

Ensaio, Honda CBR 650R: A mesma CBR, mas melhor

by Redação
Novembro 13, 2024
in Ensaios e Comparativos, Novidades - Actualidade
0 0
0
Ensaio, Honda CBR 650R: A mesma CBR, mas melhor

Source: Honda

0
SHARES
3.7k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Na geração anterior, a Honda CBR 650R destacou-se como a desportiva de média cilindrada mais vendida na Europa em 2021. Com uma reputação a manter, viajámos até Marselha, para explorar as novidades do modelo 2024 e testar a nova tecnologia E-Clutch, já apresentada na edição anterior da Motociclismo, para verificar como ela se integra com uma condução mais desportiva.

A nova Honda CBR 650R adota uma imagem ligeiramente mais agressiva, com carenagens que conferem um visual musculado e linhas mais vincadas. O bloco de quatro cilindros continua exposto, mantendo o traço estético característico do modelo, e os faróis de LED dianteiros foram redesenhados, e realçam ainda mais a postura agressiva da CBR 650R.

RelatedPosts

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

Moto-Volta a Portugal Honda – 5ª Edição chegou ao fim, num evento memorável

Honda atinge meio bilião de motociclos produzidos

A unidade óptica traseira também sofreu mudanças, e agora temos uma secção mais agressiva, combinando com as restantes linhas desta desportiva.

Source: Honda

O MOTOR

O bloco de quatro cilindros em linha de 649 cc permanece inalterado, oferecendo 95 cv às 12.000 rpm e 63 Nm de binário máximo às 9.500 rpm. Este motor, conhecido pela sua potência progressiva em baixas e enérgico em altas rotações, continua a ser um dos pontos fortes da CBR 650R. A moto oferece uma boa relação de binário imediato e potência suficiente para rápidas ultrapassagens em estrada, mantendo baixas vibrações do motor e uma elevada eficiência de combustível. O consumo médio revelou cerca de 4,9 l/100 km, permitindo uma autonomia superior a 300 km com um depósito de 15,4 litros.

A resposta do motor é precisa e emocionante, proporcionando uma condução dinâmica em trajetos urbanos e, claro, destaca-se numa estrada mais sinuosa, onde conseguimos ouvir o belo cantar do 4 cilindros e aproveitarmos ao máximo tudo o que ele tem para nos dar.

EQUIPAMENTO E CICLÍSTICA

A ciclística da CBR 650R ‘24 inclui uma forquilha Showa SFF-BP USD de 41 mm na dianteira e um monoamortecedor ajustável em 10 níveis na traseira, garantindo uma condução equilibrada entre conforto e desempenho. A configuração da suspensão foi aprimorada para proporcionar uma maior estabilidade e controlo, com destaque para a suspensão dianteira que oferece uma resposta bastante precisa.

Na travagem encontramos dois discos na dianteira, com pinças radiais de quatro êmbolos e na traseira contamos com a presença de um disco de apenas um pistão, resultando num conjunto que proporciona uma travagem eficiente e segura.

A DINÂMICA

Tanto a suspensão como a travagem mostraram-se muito capazes ao longo dos quilómetros que realizámos em Marselha. Numa condução mais urbana e com piso mais irregular, a CBR demonstrou ser uma desportiva “equilibrada”, com a suspensão a filtrar bem as imperfeições do terreno e até é possível imaginarmos este modelo como a nossa companheira para o dia a dia. Quando fomos para as estradas da zona montanhosa conseguimos tirar maior proveito deste conjunto e encontrámos uma suspensão muito capaz e um sistema de travagem que nos deixa confiantes para travarmos perto do limite antes das curvas.

O EX-LIBRIS

A grande novidade da CBR 650R 2024 é a estreia do sistema de embraiagem eletrónica, o E-Clutch. A CBR e a sua irmã (a CB 650R) são as primeiras motos a disponibilizar esta tecnologia como equipamento opcional. Este sistema utiliza elementos de tecnologias existentes, como o quickshifter e a transmissão de dupla embraiagem, criando um sistema único. O E-Clutch elimina a necessidade de utilizar a manete da embraiagem para trocarmos de relações, proporcionando-nos uma experiência de condução mais fluída e emocionante.

O E-Clutch é ativado assim que o motor é ligado, gerindo suavemente as mudanças e eliminando a possibilidade de o motor “ir abaixo”. O sistema permite que o condutor acione o seletor de mudanças sem usar a manete da embraiagem, proporcionando uma condução mais confortável, especialmente em ambientes urbanos. Caso o condutor prefira, pode utilizar a manete da embraiagem em qualquer altura, e o sistema E-Clutch reativa-se automaticamente após um breve período.

Já numa condução desportiva este sistema demonstrou também diversas vantagens. A capacidade de trocar de mudanças sem interrupção na entrega de potência resulta numa aceleração mais suave e rápida. Trocarmos de mudança da forma mais rápida possível permite uma condução desportiva mais fácil, sobretudo para quem não tem tanta experiência nos ritmos mais elevados.

O sistema oferece três definições de "sensação de funcionamento": duro, médio e suave. Estas definições podem ser selecionadas independentemente para as reduções ou para engrenar mudanças mais altas, garantindo uma personalização da experiência de condução ao gosto de cada condutor.

Source: Honda

SÓ PONTOS POSITIVOS

O E-Clutch não só facilita a condução na selva urbana, como também melhora a performance em situações de condução desportiva. Além disso, a redução do desgaste no sistema de embraiagem e da transmissão promete uma maior durabilidade dos componentes, traduzindo-se em menor necessidade de manutenção.

A tecnologia tem uma presença reforçada na nova Honda CBR 650R. Existe um novo ecrã TFT a cores de 5 polegadas que, além de permitir uma fácil leitura e ter uma navegação intuitiva, permite a personalização das informações apresentadas e conetividade com o nosso smartphone através da aplicação Honda RoadSync.

A integração da conetividade melhora significativamente a experiência de condução, permitindo ao piloto manter-se informado e conetado sem distrações.

A Honda CBR650R 2024 surge como uma evolução subtil mas significativa de um modelo já popular. O design mais agressivo, a introdução do sistema E-Clutch e as melhorias tecnológicas tornam-na uma escolha atrativa dentro do mercado das motos desportivas de média cilindrada. A Honda conseguiu manter a essência que fez da CBR650R um sucesso, ao mesmo tempo que introduz inovações que melhoram a experiência de condução.
O preço para adquirir uma CBR 650R (sem despesas de legalização e de transporte) encontra-se nos 9.900 €. O opcional E-Clutch tem o valor de 300 €, totalizando 10.200 € nas versões equipadas com esta tecnologia.

Source: Honda

HONDA CBR 650R

MOTOR quatro cilindros em linha, DOHC, 16 válvulas, refrigeração líquida

CILINDRADA 649 cc

POTÊNCIA 95 cv (70 kw) @12.000 rpm

BINÁRIO 63 Nm @9.500 rpm

CAIXA 6 velocidades

QUADRO tipo Diamante, em aço

DEPÓSITO 15,4 litros

SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha telescópica invertida de 41 mm

SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor ajustável na pré-carga

TRAVÃO DIANTEIRO 2 discos de 310 mm, pinças radiais de 4 êmbolos

TRAVÃO TRASEIRO disco de 240 mm, pinça de 1 êmbolo

PNEU DIANTEIRO 120/70ZR17

PNEU TRASEIRO 180/55ZR17

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.450 mm

ALTURA DO ASSENTO 810 mm

PESO 209 kg

P.V.P. desde 9.900 € / 10.200 € (com E-Clutch)

Related

Tags: Honda

Related

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

VI Harley Mountain 2025: Encontro épico na Serra da Estrela

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
VI Harley Mountain 2025: Encontro épico na Serra da Estrela

Prepara-te para mais uma edição inesquecível do maior encontro de motociclas custom e chopper da região! O VI Harley Mountain 2025 promete um fim de semana repleto de...

Read moreDetails

Royal Enfield e CFMoto de mãos dadas? Parceria estratégica no segmento de baixa cilindrada promete revolucionar

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Royal Enfield e CFMoto de mãos dadas? Parceria estratégica no segmento de baixa cilindrada promete revolucionar

O universo motociclístico assiste atualmente a uma aliança promissora entre dois fabricantes em ascensão. A Royal Enfield e a CFMoto encontram-se alegadamente em negociações para uma colaboração que...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
×
×
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
  • Português
    • Português
    • English
    • Français
    • Español
    • Italiano
    • Deutsch
    • 日本語

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Related