A BMW apresentou o seu novíssimo modelo para mobilidade urbana, a CE02. A marca fez a apresentação internacional deste modelo em Portugal, mais especificamente em Cascais, e segundo os responsáveis da BMW Motorrad esta não é uma moto nem é uma scooter, é uma E-Parkourer!
A ideia é ser uma moto muito divertida e fácil de andar. Digamos que não é uma moto barata, mas nem é suposto ser. É um modelo exclusivo com características totalmente diferentes de tudo o que existe no mercado. A característica mais diferenciadora é o guiador elevado, inspirado na posição de condução de uma BMX. O plano é fazer-nos sentir o que sentíamos quando eramos adolescentes e andávamos de BMX. Marketing ou não, depois de ouvir isto, enquanto estava a andar na CE-02 pensei nisto e lembrei-me das infinitas horas que andei numa durante a adolescência.
CARACTERÍSTICAS
Este é incontornavelmente um modelo com um design diferente e irreverente. As reações ao seu design foram bastante polarizantes, ou se adora ou se odeia. No meu caso adorei. Tem a frente de uma scrambler, com suspensões de longo curso e no caso da versão Highline, que tivemos a oportunidade de testar, a forquilha dourada e o banco tricolor dão ainda mais nas vistas.
O conceito é simplesmente diferente, tanto esteticamente como a andar. O facto de ser Keyless faz com que seja ultra prática e fácil de utilizar. É sentar e andar, mais fácil é impossível… E não só, o facto de ser elétrica torna-a muito menos intimidante de andar do que numa moto a combustão. Este sim, é um grande ponto a favor da CE02. Qualquer pessoa que tenha esta CE02 como primeira moto vai sentir uma sensação de confiança como em poucas outras motos, por ser tão fácil e intuitiva de andar. Um fator que ajuda para a confiança é o facto de ter 3 modos de condução (um deles opcional), que a tornam ainda mais amigável. A título de curiosidade, até tem nomes estilosos: Flow, Surf e Flash.
Toda a moto foi feita com o pensamento de colocar o utilizador com um espírito jovem e irreverente. Se for um jovem, tem uma moto exclusiva e diferente, e se for um adulto, o plano é que se sinta um jovem. É realmente um modelo divertido de conduzir!
EXCLUSIVA
O plano é atingirem mais pessoas do que nunca, visto ser o primeiro modelo da marca com a possibilidade de ser conduzido por que tem apenas a carta de carro, já que existe apenas uma versão com 4kW e uma normal com 11Kw, sendo depois possível reverter a moto para 11Kw. Ambas versões têm em comum os aspetos de segurança, como o ABS e o RSC (Recuperative Stability Control). O arranque é realmente impressionante e vai pôr um sorriso na cara de quem a conduz, e um olhar de espanto a quem a vê arrancar. A versão Highline, por mais 950€, tem a pintura mais irreverente, a forquilha dourada, um modo de potência extra chamado Flash, e o meu extra favorito, os punhos aquecidos. Para além de vários extras como uma top case ou side bag, e vários assentos com alturas diferentes para que qualquer um que se sente nela chegue confiantemente com os pés no chão.
Todos os modelos têm marcha atrás e um pequeno ecrã TFT com informações básicas de velocidade, de bateria, de carregamento, entre outras informações normais e básicas de qualquer moto. A versão Highline tem um suporte para o telemóvel com conetividade com o mesmo, onde é possível controlar o mesmo através de botões no guiador e utilizando a app da BMW. Algo inédito no mundo das scooters e que permite a utilização de controlos básicos no telemóvel sem a necessidade de tirar as mãos do guiador, aumentando assim em muito a segurança.
Quanto ao preço, esta moto foi concebida para quem não a acha cara! Não se pode de maneira nenhuma comparar às normais scooters que vemos na rua. Sim, é para quem quer ir de A para B, mas com exclusividade e irreverência. Trata-se de um modelo diferente de tudo a que estamos habituados e com um design futurista.
BMW CE 02
MOTOR síncrono refrigerado por ar
BATERIA 2x 1,96 kWh de teor energético útil / 1x 1,96 kWh de teor energético útil com redução da potência de 4kW
POTÊNCIA MÁXIMA 6 kW a 5500 rpm, 3,2 kW a 3500 rpm com redução da potência de 4 kW, potência máxima: 11 kW a 5000 rpm, 4 kW a 3500 rpm com redução da potência de 4 kW
BINÁRIO 55 Nm a 1.000 rpm
CAIXA automática
QUADRO tubular duplo de aço
AUTONOMIA MÁXIMA > 90 km > 45 km com redução da potência de 4 kW
SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha telescópica invertida, curso de 117 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor ajustável, curso de 56 mm
TRAVÃO DIANTEIRO disco de 239 mm, pinça de 2 êmbolos
TRAVÃO TRASEIRO disco de 220 mm, pinça de 1 êmbolo
PNEU DIANTEIRO 120/80 R14
PNEU TRASEIRO 150/70 R15
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.353 mm
ALTURA DO ASSENTO 750 mm
PESO 132 kg
PREÇO (desde) 8.352 €