• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

As motos militares ao serviço da Revolução dos Cravos

by Daniel Rhodes
Abril 25, 2025
in Novidades - Actualidade
0
As motos militares ao serviço da Revolução dos Cravos

Source: bonhams.com

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Durante a Revolução de 25 de Abril de 1974, o Exército português contava com várias viaturas de apoio tático e logístico, entre as quais se destacavam duas motos militares: a britânica BSA B40 e a alemã Zündapp KS 750. Estas motos, embora diferentes em conceção e origem, cumpriam funções complementares nas operações das Forças Armadas.

BSA B40: fiabilidade britânica para comunicações rápidas

A BSA B40, fabricada pela Birmingham Small Arms Company entre 1961 e 1970, foi uma das principais motos de serviço do Exército português nos anos que antecederam a revolução. Desenvolvida com base no modelo civil C15, a versão militar — conhecida como B40 WD (War Department) — foi especificamente adaptada para missões de ligação e transporte rápido de mensagens.

RelatedPosts

No Content Available

Equipada com um motor monocilíndrico a quatro tempos de 343 cc, a B40 desenvolvia cerca de 21 cavalos às 7.000 rotações por minuto. A sua velocidade máxima rondava os 88 km/h, oferecendo uma autonomia aproximada de 320 quilómetros com um depósito de 15,9 litros. A robustez do quadro, a suspensão reforçada com forquilha telescópica e travões de tambor mecânicos garantiam fiabilidade em terrenos urbanos e rurais.

Durante o 25 de Abril, estas motos foram frequentemente utilizadas por mensageiros militares e destacamentos de escolta, sobretudo em Lisboa, garantindo comunicações rápidas entre unidades posicionadas estrategicamente na cidade.

motorcyclespecs.co.za | bonhams.com

Zündapp KS 750: o legado alemão adaptado ao serviço português

Mais pesada e menos comum, a Zündapp KS 750 era uma moto de fabrico alemão com sidecar, desenvolvida para a Wehrmacht durante a Segunda Guerra Mundial. Algumas unidades continuavam em serviço em Portugal nas décadas de 1960 e 1970, nomeadamente em missões que exigiam capacidades todo-o-terreno e transporte de dois ou mais militares.

Dotada de um motor boxer de dois cilindros com 751 cc, esta moto produzia cerca de 26 cavalos às 4.000 rpm. A transmissão incluía uma caixa de cinco velocidades com marcha-atrás, sendo uma das poucas motos militares com tração às duas rodas — incluindo a do sidecar — graças a um sistema de diferencial bloqueável. Com um peso a rondar os 400 kg, era capaz de atingir os 95 km/h, mesmo em terrenos acidentados.

Apesar de já datada, a sua presença durante o 25 de Abril simbolizava a longevidade de algum equipamento militar em Portugal, que fora herdado de períodos anteriores.

itoldya420.getarchive.net | wikimedia.org

Estas duas motos, embora distintas no perfil técnico e na sua abundância, marcaram presença num dos momentos mais determinantes da história contemporânea portuguesa. Enquanto a BSA B40 simbolizava a modernização e a resposta ágil das tropas, a Zündapp KS 750 evocava a resistência mecânica de um tempo anterior, adaptada a um novo contexto político e operacional.

Hoje, ambas são peças de valor histórico e técnico, frequentemente restauradas por colecionadores e exibidas em eventos e exposições dedicadas ao património militar português.

Tags: BSA B40Zündapp

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.