• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Segunda-feira, Maio 19, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
  • Português
    • Português
    • English
    • Français
    • Español
    • Italiano
    • Deutsch
    • 日本語
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
  • Português
    • Português
    • English
    • Français
    • Español
    • Italiano
    • Deutsch
    • 日本語
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

As motos militares ao serviço da Revolução dos Cravos

by Redação
Abril 25, 2025
in Novidades - Actualidade
0 0
0
As motos militares ao serviço da Revolução dos Cravos

Source: bonhams.com

0
SHARES
18
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Durante a Revolução de 25 de Abril de 1974, o Exército português contava com várias viaturas de apoio tático e logístico, entre as quais se destacavam duas motos militares: a britânica BSA B40 e a alemã Zündapp KS 750. Estas motos, embora diferentes em conceção e origem, cumpriam funções complementares nas operações das Forças Armadas.

BSA B40: fiabilidade britânica para comunicações rápidas

A BSA B40, fabricada pela Birmingham Small Arms Company entre 1961 e 1970, foi uma das principais motos de serviço do Exército português nos anos que antecederam a revolução. Desenvolvida com base no modelo civil C15, a versão militar — conhecida como B40 WD (War Department) — foi especificamente adaptada para missões de ligação e transporte rápido de mensagens.

Equipada com um motor monocilíndrico a quatro tempos de 343 cc, a B40 desenvolvia cerca de 21 cavalos às 7.000 rotações por minuto. A sua velocidade máxima rondava os 88 km/h, oferecendo uma autonomia aproximada de 320 quilómetros com um depósito de 15,9 litros. A robustez do quadro, a suspensão reforçada com forquilha telescópica e travões de tambor mecânicos garantiam fiabilidade em terrenos urbanos e rurais.

Durante o 25 de Abril, estas motos foram frequentemente utilizadas por mensageiros militares e destacamentos de escolta, sobretudo em Lisboa, garantindo comunicações rápidas entre unidades posicionadas estrategicamente na cidade.

motorcyclespecs.co.za | bonhams.com

Zündapp KS 750: o legado alemão adaptado ao serviço português

Mais pesada e menos comum, a Zündapp KS 750 era uma moto de fabrico alemão com sidecar, desenvolvida para a Wehrmacht durante a Segunda Guerra Mundial. Algumas unidades continuavam em serviço em Portugal nas décadas de 1960 e 1970, nomeadamente em missões que exigiam capacidades todo-o-terreno e transporte de dois ou mais militares.

Dotada de um motor boxer de dois cilindros com 751 cc, esta moto produzia cerca de 26 cavalos às 4.000 rpm. A transmissão incluía uma caixa de cinco velocidades com marcha-atrás, sendo uma das poucas motos militares com tração às duas rodas — incluindo a do sidecar — graças a um sistema de diferencial bloqueável. Com um peso a rondar os 400 kg, era capaz de atingir os 95 km/h, mesmo em terrenos acidentados.

Apesar de já datada, a sua presença durante o 25 de Abril simbolizava a longevidade de algum equipamento militar em Portugal, que fora herdado de períodos anteriores.

itoldya420.getarchive.net | wikimedia.org

Estas duas motos, embora distintas no perfil técnico e na sua abundância, marcaram presença num dos momentos mais determinantes da história contemporânea portuguesa. Enquanto a BSA B40 simbolizava a modernização e a resposta ágil das tropas, a Zündapp KS 750 evocava a resistência mecânica de um tempo anterior, adaptada a um novo contexto político e operacional.

Hoje, ambas são peças de valor histórico e técnico, frequentemente restauradas por colecionadores e exibidas em eventos e exposições dedicadas ao património militar português.

Tags: BSA B40Zündapp
ADVERTISEMENT

Related

Parceria entre GoPro e AGV para revolucionar capacetes de motociclismo

by Redação
Maio 18, 2025
0
Partnership between GoPro and AGV to revolutionize motorcycle helmets

Após a aquisição da Forcite em 2024, a fabricante de câmaras de ação anuncia colaboração com prestigiada marca italiana. A GoPro deu um passo significativo no desenvolvimento da...

Read moreDetails

Se é fã de metal e anda de moto, estes capacetes são para si

by Redação
Maio 18, 2025
0
Se é fã de metal e anda de moto, estes capacetes são para si

O metal e as motos são dois mundos que podem «casar» muito bem, e a Ruroc pensou nos fãs de ambos com um novo capacete: o EOX Iron...

Read moreDetails

Klim lança iniciativa de apoio a motociclistas amadores

by Redação
Maio 18, 2025
0
Klim lança iniciativa de apoio a motociclistas amadores

A reconhecida marca de equipamentos todo-o-terreno cria oportunidades para novos talentos no mundo das corridas. A Klim, empresa norte-americana de equipamentos para motociclismo com sede no Idaho, anunciou...

Read moreDetails

Chiba implementa legislação inovadora para estacionamento de motociclos

by Redação
Maio 18, 2025
0
Chiba implementa legislação inovadora para estacionamento de motociclos

Nova regulamentação japonesa exige espaços dedicados a motociclos em edifícios recém-construídos, criando um precedente para outras metrópoles. A cidade japonesa de Chiba tornou-se pioneira na integração de motociclos...

Read moreDetails

Wayne Rainey «convida» entusiastas para um dia inesquecível em Laguna Seca

by Redação
Maio 18, 2025
0
Wayne Rainey «invites» enthusiasts for an unforgettable day at Laguna Seca

Após quatro edições de sucesso, o evento "Rainey's Ride To The Races" deste ano traz uma novidade empolgante para os aficionados de motociclismo. Pela primeira vez desde o...

Read moreDetails

Stefan Pierer processa membro do conselho de administração da Pierer; 80 milhões de euros em causa

by Redação
Maio 18, 2025
0
Assustador: KTM AG e subsidiárias têm 2,9 biliões de euros em dívida e mais de 2.000 credores

Controvérsia em torno da KTM AG, quando se aproxima um dia decisivo no processo de reestruturação. Stefan Pierer vai processar Stephan Zöchling. De acordo com o Der Standard,...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
  • Português
    • Português
    • English
    • Français
    • Español
    • Italiano
    • Deutsch
    • 日本語

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.