Não há uma maneira fácil de o dizer, mas vários relatórios do Reino Unido referem que um porta-voz oficial da Yamaha UK proferiu as seguintes palavras:
“A Yamaha Motor Group tomou a decisão de não desenvolver uma versão EU5+ da R1 ou da R1M, concentrando-se em outras estratégias de negócios e produtos a médio prazo que proporcionarão oportunidades futuras.”
Há meses que circulam rumores na Internet sobre esta possibilidade. É verdade que os rumores sobre motos são sempre muito questináveis, e enquanto alguns deles se tornam realidade, outros não. Obviamente, os fãs da R1 e da R1M esperavam ansiosamente que a última situação fosse o caso.
Será que isto vai abrir espaço para mais uma moto há muito falada (e desejada) no grupo Yamaha, a YZF-R9? O nome é uma marca registada da Yamaha há já vários anos, sem que tenha sido feito qualquer anúncio público até ao momento da redação deste artigo. No entanto, como já referimos várias vezes no passado, o facto de um fabricante registar uma marca não significa que a vá utilizar.
Afinal, os regulamentos de emissões variam de país para país. Mesmo que as emissões não estivessem envolvidas, os fabricantes tomam decisões regularmente sobre quais os modelos que estão a ter bons resultados em cada região geográfica e mudam o foco (e as unidades de vendas) em conformidade.
Na sequência do que foi dito acima, apenas como um exemplo, a R6 foi descontinuada há alguns anos como uma moto de estrada. No entanto, continua disponível para compra como moto de competição no Reino Unido, apenas porque ainda existe um mercado para a mesma entre os entusiastas das corridas e dos track days.
Poderá ser esse também o futuro da R1 e da R1M? São muito populares em várias categorias de corridas, como a WSBK, BSB e MotoAmerica. Embora as provas de competição representem apenas um determinado número de motos ao longo de um ano, é difícil pensar que vão desaparecer por completo.
Ao mesmo tempo, algumas dessas competições também têm requisitos de homologação para a estrada que as motos concorrentes têm de cumprir para poderem alinhar na grelha de partida. Se a R1 deixar de cumprir essas normas, poderão ter de ser efectuadas algumas alterações.
É uma situação complicada de qualquer forma, bem como uma história em desenvolvimento. Como sempre, a Revista Motociclismo irá mantê-lo atualizado com toda e qualquer informação que possa surgir. Fique atento.