• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Recorde de autonomia de moto elétrica da Verge está longe de ser realista

by Daniel Rhodes
Abril 19, 2025
in Novidades - Actualidade
0
Recorde de autonomia de moto elétrica da Verge está longe de ser realista

Source: Verge Motorcycles

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A fabricante finlandesa Verge Motorcycles anunciou recentemente que a sua moto elétrica TS Pro alcançou um novo recorde mundial de autonomia para veículos de duas rodas elétricos, com impressionantes 310 quilómetros percorridos com uma única carga. A conquista foi certificada pelo Guinness World Records, o que lhe conferiu uma considerável visibilidade mediática. No entanto, uma análise mais detalhada às condições do teste levanta sérias reservas quanto à validade do resultado apresentado.

A própria Verge indica que a TS Pro está equipada com uma bateria de 20,2 kWh, com uma autonomia estimada de 349 km em ambiente urbano e 200 km em autoestrada. Estas estimativas, no entanto, baseiam-se em cenários ideais, como o tráfego citadino a baixa velocidade e uma condução constante em autoestrada a 90 km/h. Mais realista será a autonomia combinada segundo o padrão europeu, que situa o alcance do modelo nos 191 km por carga.

RelatedPosts

Verge TS Pro, uma moto que entrou para o Guinness

Vídeo: Como a Verge bateu recorde do Guinness

Verge’s Electric Motorcycle Range Record Falls Short of Real-World Validity

O alegado recorde de 310 km foi alcançado, segundo o portal InsideEVs, com uma condução contínua pelas ruas de Londres a uma média de apenas 19 km/h (aproximadamente 12 mph). Esta velocidade é consideravelmente inferior àquela que um condutor médio utilizaria em contexto real, e as condições do percurso foram otimizadas para maximizar a eficiência energética, desconsiderando fatores como resistência aerodinâmica, peso do condutor e variabilidade do terreno.

Este tipo de abordagem, frequentemente designado por “hypermiling”, visa estender artificialmente a autonomia de veículos elétricos através de técnicas de condução extremamente conservadoras. Embora tecnicamente válidas para atingir determinados números, estas práticas estão longe de refletir a experiência quotidiana dos utilizadores.

A questão que se coloca é se comunicar este tipo de resultados como “recordes” serve os melhores interesses dos consumidores e da indústria. Ao promover valores que não se traduzem em desempenho realista, corre-se o risco de criar falsas expectativas num setor que ainda procura estabelecer a sua credibilidade junto do público.

Apesar de a Verge TS Pro ser, sem dúvida, um exemplo interessante de inovação no segmento das motos elétricas — tanto pelo design como pela engenharia —, a forma como este recorde foi obtido poderá acabar por prejudicar mais do que beneficiar a imagem da marca. A clareza e a honestidade na comunicação de dados técnicos são cruciais para fomentar a confiança num mercado ainda em desenvolvimento.

Tags: Verge Motorcycles

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.