As motos de motocross eléctricas, como a Stark Varg, estão a provar ser máquinas formidáveis mesmo contra as 450 mais modernas. Tanto que a FIM proibiu-as de competir na mesma classe. Nenhum fabricante poderia competir com os 80 cavalos de potência que são instantaneamente activados durante o holeshot.
Mas há uma área em que a Stark Varg não pode competir com uma moto de motocross convencional: a embraiagem, ou melhor, a falta de uma. Para sair de obstáculos de supercross ou para manter a roda dianteira apontada para o céu em terrenos acidentados ou num conjunto de whoops, os pilotos têm de largar ou de usar a embraiagem para manter a moto a mexer.
O funcionamento sem embraiagem da Stark é uma das poucas coisas que os pilotos dizem que os impede de fazer tudo o que normalmente poderiam. Bem, quando a Yamaha lançar a sua primeira moto de motocross eléctrica, parece que vai ter algo que se assemelha a uma embraiagem.
No mês passado, ficámos a saber que a Yamaha tem um novo pedido de patente, relacionado com uma moto de motocross, especificamente relacionado com a forma de conceber uma transmissão para melhorar a tração.
Mas, mais recentemente, a Cycle World informou que a Yamaha registou uma nova patente relacionada com a forma como a transmissão da moto funcionaria sem uma embraiagem convencional, mas com algo que desempenha a mesma função.
A patente mostra a transmissão da moto de trial eléctrica da Yamaha, a TY-E, com a embraiagem e o volante eliminados e substituídos por um conjunto de molas entre o motor e a transmissão. O objetivo destas molas é duplo. Em primeiro lugar, as suspensões devem ajudar a suavizar a resposta rápida de um motor elétrico e, em segundo lugar, podem ser utilizadas para armazenar energia temporariamente.
De acordo com a Cycle World, quando o condutor carrega no acelerador, as molas comprimem-se e armazenam energia. Depois, voltam a estender-se para libertar a energia, que é combinada com a potência máxima do motor para dar um pequeno impulso de potência. Assim, se precisar de levantar a frente, como faria normalmente ao acelerar com uma embraiagem, isto deve produzir o mesmo resultado.