Praticamente todos os meses chegam da China novos modelos inspirados nas motos europeias ou americanas. Muitas vezes são verdadeiras réplicas, outras são ” reinterpretações ” orientais inspiradas em modelos específicos dos nossos mercados. A lenda da Harley-Davidson não podia deixar de fascinar mesmo as empresas orientais, que decidiram imitar vários modelos do fabricante americano: por exemplo, a mini “Pan America” 350.
Chegou ao mercado uma nova Sportster, fabricada na China, que absorve tudo o que pode da verdadeira Sportster, a Harley-Davison. Chama-se Mitt 808, custa 8.295 euros e estreou-se de facto na EICMA 2023, mas ainda não estava preparada para entrar na Europa.
Se as formas e o design lhe parecem familiares, não está enganado. Para além de ser inspirada na Harley-Davidson Sportster, a Mitt 808 seria nada mais nada menos que a Xiangshuai XS 800 N, importada e personalizada pelo importador espanhol Mitt.
Muito foi “emprestado” dos modelos Sportster da Harley-Davidson: depósito de gasolina, cobertura do assento, quadro da forquilha em aço, estilo das duas rodas e travões. Até o sistema de escape se assemelha ao de uma Harley-Davidson, mas o mesmo não se pode dizer do motor V2 de refrigeração líquida da Mitt 808.
A Mitt oferece a ‘Eighty Eight’ a partir de 8.295 euros, este é o modelo padrão da Mitt 808. O peso declarado é de 226 quilogramas, em ordem de marcha, e a altura do assento em relação ao solo é baixa, tipo cruiser, 760 milímetros.
A versão Mitt 808 Big Foot é a declinação do estilo bobber. Como o nome indica, tem jantes mais largas: pneus 130/70-19 à frente (em vez de 100/90-19) e pneus largos 240/45-17 atrás (em vez de 150/80-16). Outra diferença significativa é o assento (homologado para duas pessoas e combinado com os poisa-pés do passageiro), mas com um aspeto mais compacto. A altura do assento desce ainda mais: 720 em vez de 760 milímetros.
Estes pormenores tornam a Mitt 808 Big Foot um pouco mais cara, passando para 9.295 euros.
Ambos os modelos Mitt 808 são equipados com o mesmo motor V2 de refrigeração líquida com aproximadamente 800 cc e 4 válvulas por cilindro. A Mitt reivindica uma potência máxima de 56 cv (41 kW) às 7.000 rpm e um binário máximo de 67 Nm às 5.500 rpm, no entanto, estará disponível uma versão limitada de 47 cv (35 kW), adequada para a licença europeia A2. A caixa de velocidades é de 6 velocidades, enquanto a transmissão final é accionada por correia.
O quadro dos modelos Mitt 808 também está em linha com o design original dos EUA. O quadro e o braço oscilante são feitos de aço, os dois amortecedores oferecem ajuste de pré-carga e a forquilha é telescópica com foles clássicos na frente. Travões de disco, luzes LED e modernos ecrãs digitais completam o equipamento. Além disso, o importador Mitt oferece uma garantia de cinco anos.
De acordo com fontes, a Mitt 808 estará disponível na Europa já em abril.