Introduzida em 1976, a Yamaha XS400 surgiu numa altura em que os principais fabricantes estavam a prever o fim da era dos dois tempos e a voltar a sua atenção para o desenvolvimento de motos de estrada a quatro tempos. A XS de média cilindrada foi concebida mais como um veículo de trabalho fiável do que como uma máquina desportiva, competindo com modelos como a Kawasaki KZ400, a Suzuki GS400 e a Honda 400 Hawk.
O bicilíndrico arrefecido a ar oferecia 45 cv de potência e mais rápida do que a maioria da concorrência. Não era nada má, mas a pequena 400 de quatro tempos não levaria nenhum condutor de estrada a ficar encantado.
Roman Juriš, da Eslováquia, adquiriu esta XS400 de 84 como base de dados para uma construção abrangente.
Mais importante ainda, Roman queria testar um novo conceito de suspensão dianteira que tem vindo a desenvolver, um conjunto de forquilha progressiva invertida (PUSDF) destinado a minimizar o movimento durante a travagem – um sistema que está a patentear. Existem três pedidos de patente:
1. Progressividade – por exemplo, para um curso de suspensão de 120 mm da roda, há uma elevação de 60 mm na forquilha.
2. Quando a mola, o eixo das rodas dianteiras é empurrado para a frente, eliminando assim o encurtamento da distância entre eixos.
3. Separação da força da mola e da força de travagem – o motociclo não afunda durante a travagem.
Roman construiu todo o quadro a partir do zero e a XS tem agora um braço oscilante YZF125 encurtado, rodas de supermoto, carenagem personalizada com uma bonita pintura e um conjunto de suspensão dianteira único:
Conheça este modelo com uma mecânica inovadora e única.