Habitualmente, as motos de edição limitada encontram-se mais no segmento desportivo ou custom. A Kymco, quebrando um pouco o conceito, possui uma scooter de média cilindrada que nem precisava de ser “Limited Edition” para ser interessante, mas assim está ainda mais atrativa. Vamos então conhecer a Xciting VS 400 Limited Edition!
A marca de Taiwan sempre foi uma das mais apreciadas aqui ao lado, em Espanha. No nosso país, agora com outro importador, está a tentar ganhar a notoriedade que merece, e pessoalmente considero a gama atual da Kymco bastante interessante. Algo sempre muito importante é o preço, e nesse caso a Kymco Portugal conseguiu baixar recentemente o valor de grande parte dos modelos à venda no nosso país, o que é de salientar. Da gama atual fazem parte três modelos de 50 cc, sete de 125 cc e cinco acima desta cilindrada, para além dos vários ATV’s que a marca também comercializa.
E se para os pequenos trajetos diários ou deslocações apenas urbanas uma 125 cc cumpre sem grandes limitações, com alguns passeios maiores ao fim de semana à mistura uma scooter de média cilindrada pode muito bem ser a opção, e é aqui que entra esta automática. Nas fotos da marca parecia-nos que esta Limited Edition dava… demasiado nas vistas, ou seja, muito vistosa em termos de decoração para o tradicional no segmento. Porém, ao vivo esta é uma scooter realmente bonita e conquistou muita gente por onde passou. Tenham apenas a noção que o belíssimo branco mate vai dar algum trabalho para manter sempre limpo. Não há bela sem senão!
FESTA DE ANOS
A Kymco criou esta versão para comemorar o 10⁰ aniversário da Xciting 400. Tecnicamente não existem diferenças para a versão base que continua à venda, mas nesta Limited Edition podem encontrar uma decoração bem desportiva, com destaque para as jantes vermelhas, diferentes costuras nos assentos e uma placa comemorativa do aniversário. Tudo o resto é semelhante!
Falamos então de um modelo equipado com um motor monocilíndrico de refrigeração líquida, que debita 34 cv de potência às 7.250 rpm e oferece um binário de 37,5 Nm às 5.650 rpm, enquanto a ciclística é a que podemos encontrar normalmente neste tipo de scooters: quadro tubular, forquilha telescópica convencional na frente e duplo amortecedor traseiro, enquanto as jantes são de 15 polegadas na dianteira e 14” na retaguarda, que montam pneus Maxxis.
O MELHOR Estética, qualidade de construção, motor e ciclística A MELHORAR Espaço sob o assento, regulação do para-brisas
Em termos de travagem encontramos dois discos na frente, assistidos por pinças radiais – com ABS naturalmente – sendo ambas as manetes reguláveis. O bom aspeto do conjunto continua em termos de iluminação, pois encontramos um sistema full LED dianteiro de visual super moderno, enquanto na secção traseira as linhas são também muito aerodinâmicas e com excelente visualização do farolim. Ainda falta falar da instrumentação, com computador de bordo e com a velocidade instantânea em grande destaque, para que ninguém se distraia com a presença de algum radar, sendo outros elementos importantes a presença de um sistema de controlo de tração e de um sistema keyless, ou seja, uma ignição sem chave. Quanto ao para-brisas é regulável em várias posições à mão, para que na cidade não incomode a visibilidade e ofereça depois uma excelente proteção em autoestrada. E é claro, não faltam dois porta-luvas, um deles com entrada USB, e um local para guardar o capacete debaixo do assento.
Ambas as manetes são ajustáveis e os comandos funcionais, com possibilidade de desligar o controlo de tração. Junto ao punho esquerdo temos um travão de parque.
A ignição é sem chave, pelo que basta andar sempre com o comando no nosso bolso.
Suspensão dianteira competente e travões muito bons na potência e tato. Os pneus são da marca Maxxis.
Sob o assento podemos guardar um capacete integral, mas existe sempre algum espaço difícil de aproveitar debaixo do assento do passageiro, que não levanta.
Bons amortecedores traseiros, sendo o motor forte mas suave, como gostamos. A qualidade de construção é elevada e a decoração de muito bom gosto nesta Limited Edition.
Contamos com dois porta-luvas na dianteira e tomada USB para carregarmos dispositivos.
A instrumentação com computador de bordo é suficientemente completa, apresentando a velocidade instantânea em grande destaque.
Os assentos são de elevada qualidade mas o do condutor podia ter um pouco mais de apoio. O passageiro vai bem instalado, mas o espaço também não é uma referência na classe.
O para-brisas é regulável em várias posições e apresenta muita qualidade, mas a regulação tem de ser efetuada manualmente e com a scooter parada.
QUALIDADE COMPROVADA
Esta é uma scooter de elevada qualidade e na verdade gostamos de quase tudo. Podemos destacar o motor forte mas suave, a elevada qualidade de construção e acabamentos e o bom desempenho dos travões e suspensões. Por outro lado, gostávamos que o para brisas – que tem uma elevada qualidade – pudesse ser regulado em andamento, que o espaço debaixo do assento fosse maior e mais prático de aceder, e que o assento fosse um pouco mais envolvente para um maior conforto fora da cidade.
Na teoria, a solução de levantar apenas o assento do condutor para chegar ao espaço de armazenamento até é boa, mas na realidade um sistema convencional é preferível para conseguirmos arrumar tudo da melhor forma. Mas então e porque dizemos que esta é uma scooter de elevada qualidade? Porque a qualidade de construção é mesmo muito boa. Não existem vibrações ou barulhos estranhos, os espelhos retrovisores são muito bons e vibram zero, e porque o motor demonstra muita saúde. É forte no arranque e nas recuperações, ultrapassa os 155 km/h e garantiu uma média global de 4,4 litros por cada 100 quilómetros, o que se pode considerar normal. O sistema de ignição sem chave funciona bem, sem reparos, e o controlo de tração está lá mas não se sente (o que é ótimo), apenas se exagerarmos numa superfície molhada ou na calçada portuguesa (ou quando temos as duas coisas juntas…)
As suspensões denotam também muita qualidade, com um bom equilíbrio entre conforto e desportividade, e somente em curvas rápidas – em piso que não seja uma mesa de bilhar – é que voltamos a lembrar-nos que esta não é uma scooter desportiva, apesar de o disfarçar muito bem. Em relação à travagem, também aqui não temos nada a dizer, pois esta Kymco consegue parar num curto espaço de tempo e com um bom tato nas manetes. Ou seja, esta Xciting VS 400 oferece bastante diversão e segurança, e não é apenas uma das scooters mais interessantes da gama Kymco como também do segmento. E é muito bonita, mas se quiserem um visual mais sóbrio ao mesmo tempo que poupam 200 euros, podem sempre optar pela versão base!
KYMCO XCITING VS 400 LIMITED EDITION
MOTOR monocilíndrico, refrigeração líquida, 4 válvulas
CILINDRADA 400 cc
POTÊNCIA 34 cv @7.250 rpm
BINÁRIO 37,5 Nm @5.750 rpm
CAIXA automática CVT
QUADRO tubular em aço
DEPÓSITO 12,5 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha telescópica convencional de 41 mm, curso de 110 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA 2 amortecedores, curso de 107 mm
TRAVÃO DIANTEIRO 2 discos de 280, pinças radiais de 4 êmbolos, ABS
TRAVÃO TRASEIRO disco de 240 mm, ABS
PNEU DIANTEIRO 120/70-15
PNEU TRASEIRO 150/70-14
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS n.d.
ALTURA DO ASSENTO 805 mm
PESO 213 kg
P.V.P. (desde) 7.790 €