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Home Ensaios e Comparativos

Ensaio – Kymco XCiting VS Limited Edition – qualidade com exclusividade

by Carl Harrison
Março 21, 2024
in Ensaios e Comparativos, Novidades - Actualidade
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Ensaio – Kymco XCiting VS Limited Edition – qualidade com exclusividade

Fonte:Motociclismo

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Habitualmente, as motos de edição limitada encontram-se mais no segmento desportivo ou custom. A Kymco, quebrando um pouco o conceito, possui uma scooter de média cilindrada que nem precisava de ser “Limited Edition” para ser interessante, mas assim está ainda mais atrativa. Vamos então conhecer a Xciting VS 400 Limited Edition!

A marca de Taiwan sempre foi uma das mais apreciadas aqui ao lado, em Espanha. No nosso país, agora com outro importador, está a tentar ganhar a notoriedade que merece, e pessoalmente considero a gama atual da Kymco bastante interessante. Algo sempre muito importante é o preço, e nesse caso a Kymco Portugal conseguiu baixar recentemente o valor de grande parte dos modelos à venda no nosso país, o que é de salientar. Da gama atual fazem parte três modelos de 50 cc, sete de 125 cc e cinco acima desta cilindrada, para além dos vários ATV’s que a marca também comercializa.

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Fonte:Motociclismo

E se para os pequenos trajetos diários ou deslocações apenas urbanas uma 125 cc cumpre sem grandes limitações, com alguns passeios maiores ao fim de semana à mistura uma scooter de média cilindrada pode muito bem ser a opção, e é aqui que entra esta automática. Nas fotos da marca parecia-nos que esta Limited Edition dava… demasiado nas vistas, ou seja, muito vistosa em termos de decoração para o tradicional no segmento. Porém, ao vivo esta é uma scooter realmente bonita e conquistou muita gente por onde passou. Tenham apenas a noção que o belíssimo branco mate vai dar algum trabalho para manter sempre limpo. Não há bela sem senão!

Fonte:Motociclismo

FESTA DE ANOS

A Kymco criou esta versão para comemorar o 10⁰ aniversário da Xciting 400. Tecnicamente não existem diferenças para a versão base que continua à venda, mas nesta Limited Edition podem encontrar uma decoração bem desportiva, com destaque para as jantes vermelhas, diferentes costuras nos assentos e uma placa comemorativa do aniversário. Tudo o resto é semelhante!

Falamos então de um modelo equipado com um motor monocilíndrico de refrigeração líquida, que debita 34 cv de potência às 7.250 rpm e oferece um binário de 37,5 Nm às 5.650 rpm, enquanto a ciclística é a que podemos encontrar normalmente neste tipo de scooters: quadro tubular, forquilha telescópica convencional na frente e duplo amortecedor traseiro, enquanto as jantes são de 15 polegadas na dianteira e 14” na retaguarda, que montam pneus Maxxis.

Caption text
Fonte:Motociclismo

 O MELHOR  Estética, qualidade de construção, motor e ciclística  A MELHORAR  Espaço sob o assento, regulação do para-brisas

Em termos de travagem encontramos dois discos na frente, assistidos por pinças radiais – com ABS naturalmente – sendo ambas as manetes reguláveis. O bom aspeto do conjunto continua em termos de iluminação, pois encontramos um sistema full LED dianteiro de visual super moderno, enquanto na secção traseira as linhas são também muito aerodinâmicas e com excelente visualização do farolim. Ainda falta falar da instrumentação, com computador de bordo e com a velocidade instantânea em grande destaque, para que ninguém se distraia com a presença de algum radar, sendo outros elementos importantes a presença de um sistema de controlo de tração e de um sistema keyless, ou seja, uma ignição sem chave. Quanto ao para-brisas é regulável em várias posições à mão, para que na cidade não incomode a visibilidade e ofereça depois uma excelente proteção em autoestrada. E é claro, não faltam dois porta-luvas, um deles com entrada USB, e um local para guardar o capacete debaixo do assento.

Ambas as manetes são ajustáveis e os comandos funcionais, com possibilidade de desligar o controlo de tração. Junto ao punho esquerdo temos um travão de parque.

Ambas as manetes são ajustáveis e os comandos funcionais, com possibilidade de desligar o controlo de tração. Junto ao punho esquerdo temos um travão de parque.

A ignição é sem chave, pelo que basta andar sempre com o comando no nosso bolso.

A ignição é sem chave, pelo que basta andar sempre com o comando no nosso bolso.

Suspensão dianteira competente e travões muito bons na potência e tato. Os pneus são da marca Maxxis.

Suspensão dianteira competente e travões muito bons na potência e tato. Os pneus são da marca Maxxis.

Sob o assento podemos guardar um capacete integral, mas existe sempre algum espaço difícil de aproveitar debaixo do assento do passageiro, que não levanta.

Sob o assento podemos guardar um capacete integral, mas existe sempre algum espaço difícil de aproveitar debaixo do assento do passageiro, que não levanta.

Bons amortecedores traseiros, sendo o motor forte mas suave, como gostamos. A qualidade de construção é elevada e a decoração de muito bom gosto nesta Limited Edition.

Bons amortecedores traseiros, sendo o motor forte mas suave, como gostamos. A qualidade de construção é elevada e a decoração de muito bom gosto nesta Limited Edition.

Contamos com dois porta-luvas na dianteira e tomada USB para carregarmos dispositivos.

Contamos com dois porta-luvas na dianteira e tomada USB para carregarmos dispositivos.

A instrumentação com computador de bordo é suficientemente completa, apresentando a velocidade instantânea em grande destaque.

A instrumentação com computador de bordo é suficientemente completa, apresentando a velocidade instantânea em grande destaque.

Os assentos são de elevada qualidade mas o do condutor podia ter um pouco mais de apoio. O passageiro vai bem instalado, mas o espaço também não é uma referência na classe.

Os assentos são de elevada qualidade mas o do condutor podia ter um pouco mais de apoio. O passageiro vai bem instalado, mas o espaço também não é uma referência na classe.

O para-brisas é regulável em várias posições e apresenta muita qualidade, mas a regulação tem de ser efetuada manualmente e com a scooter parada.

O para-brisas é regulável em várias posições e apresenta muita qualidade, mas a regulação tem de ser efetuada manualmente e com a scooter parada.

QUALIDADE COMPROVADA

Esta é uma scooter de elevada qualidade e na verdade gostamos de quase tudo. Podemos destacar o motor forte mas suave, a elevada qualidade de construção e acabamentos e o bom desempenho dos travões e suspensões. Por outro lado, gostávamos que o para brisas – que tem uma elevada qualidade – pudesse ser regulado em andamento, que o espaço debaixo do assento fosse maior e mais prático de aceder, e que o assento fosse um pouco mais envolvente para um maior conforto fora da cidade.

Na teoria, a solução de levantar apenas o assento do condutor para chegar ao espaço de armazenamento até é boa, mas na realidade um sistema convencional é preferível para conseguirmos arrumar tudo da melhor forma. Mas então e porque dizemos que esta é uma scooter de elevada qualidade? Porque a qualidade de construção é mesmo muito boa. Não existem vibrações ou barulhos estranhos, os espelhos retrovisores são muito bons e vibram zero, e porque o motor demonstra muita saúde. É forte no arranque e nas recuperações, ultrapassa os 155 km/h e garantiu uma média global de 4,4 litros por cada 100 quilómetros, o que se pode considerar normal. O sistema de ignição sem chave funciona bem, sem reparos, e o controlo de tração está lá mas não se sente (o que é ótimo), apenas se exagerarmos numa superfície molhada ou na calçada portuguesa (ou quando temos as duas coisas juntas…) 

As suspensões denotam também muita qualidade, com um bom equilíbrio entre conforto e desportividade, e somente em curvas rápidas – em piso que não seja uma mesa de bilhar – é que voltamos a lembrar-nos que esta não é uma scooter desportiva, apesar de o disfarçar muito bem. Em relação à travagem, também aqui não temos nada a dizer, pois esta Kymco consegue parar num curto espaço de tempo e com um bom tato nas manetes. Ou seja, esta Xciting VS 400 oferece bastante diversão e segurança, e não é apenas uma das scooters mais interessantes da gama Kymco como também do segmento. E é muito bonita, mas se quiserem um visual mais sóbrio ao mesmo tempo que poupam 200 euros, podem sempre optar pela versão base!

Caption text
Fonte:Motociclismo

KYMCO XCITING VS 400 LIMITED EDITION

MOTOR monocilíndrico, refrigeração líquida, 4 válvulas

CILINDRADA 400 cc

POTÊNCIA 34 cv @7.250 rpm

BINÁRIO 37,5 Nm @5.750 rpm

CAIXA automática CVT

QUADRO tubular em aço

DEPÓSITO 12,5 litros

SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha telescópica convencional de 41 mm, curso de 110 mm

SUSPENSÃO TRASEIRA 2 amortecedores, curso de 107 mm

TRAVÃO DIANTEIRO 2 discos de 280, pinças radiais de 4 êmbolos, ABS

TRAVÃO TRASEIRO disco de 240 mm, ABS

PNEU DIANTEIRO 120/70-15

PNEU TRASEIRO 150/70-14

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS n.d.

ALTURA DO ASSENTO 805 mm

PESO 213 kg

P.V.P. (desde) 7.790 €

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Tags: 2024EnsaioKYMCOLimited EditionMotasMotosNoticiasXCiting

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