A Yamaha apresentou recentemente um novo pedido de patente que revela inovações significativas na conceção de motos de motocross eléctricas.
O foco está especificamente na transmissão para melhorar a tração e ampliar o binário para se adequar às competições de todo-o-terreno. A experiência da Yamaha com a moto de trial TY-E, com a qual enfrentou desafios semelhantes para proporcionar maior binário instantâneo e controlo aos condutores, parece agora ser transferida para o motocross. Pelo que se deduz deste pedido de patente, a Yamaha está alegadamente a explorar soluções inovadoras para fornecer binário extra quando necessário.
Uma das principais inovações é a integração de um amortecedor de torção na transmissão. Este dispositivo, constituído por dois rotores ligados por molas, actuaria como um acumulador de energia, fornecendo uma breve explosão de força extra à roda traseira em situações de aceleração rápida.
Isto representaria uma mudança notável em relação à configuração tradicional de motor e embraiagem utilizada no TY-E. O objetivo é melhorar a sensação de aceleração e proporcionar um desempenho otimizado sem adicionar tamanho e peso excessivos à linha de transmissão. As ilustrações da patente sugerem possíveis desenvolvimentos no design das futuras motos de motocross eléctricas da Yamaha, e podemos até especular sobre a utilização de um quadro monobloco de fibra de carbono semelhante ao da TY-E.