A Yamaha TMAX é considerada por muitos como a maxi-scooter que deu início à revolução. Entrou em cena pela primeira vez na passagem do milénio e atreveu-se a mudar a própria essência da scooter. Nos 24 anos da sua existência, a TMAX evoluiu com mais desempenho e tecnologia, mantendo sempre a simplicidade e o conforto na sua essência.
Para 2024, a Yamaha apresentou a nova TMAX 560 no seu país natal, o Japão, e a versão original recebeu uma série de actualizações para a tornar ainda melhor.
Para começar, a Yamaha TMAX é uma das scooters mais potentes no que diz respeito ao desempenho, uma vez que, na versão 2024, é equipada com um motor bicilíndrico de 562 cc, arrefecido a líquido e com injeção de combustível. Embora 47 cavalos às 7.500 rpm e 55.5 Nm de binário possam não parecer muito, é certamente muita potência para uma scooter.
Para tornar o conjunto mais agradável, a Yamaha incluiu uma série de características tecnológicas, como controlo de tração, um ecrã TFT a cores com navegação Garmin, cruise control, ignição sem chave e até assentos e punhos aquecidos.
Mas as scooters sempre foram práticas, e a Yamaha TMAX 2024 não é exceção. Para além de o envolver confortavelmente graças ao para-brisas alto, aos comandos relaxados e ao assento confortável, pode fazê-lo tanto para si como para o passageiro graças ao seu assento espaçoso. Por baixo do referido assento, existe um grande espaço de arrumação para guardar os objectos essenciais do dia a dia. E se isso não for suficiente, existe a opção de instalar bolsas de transporte ou uma mala superior, uma atualização comum para os proprietários de TMAX que procuram maximizar a utilidade.
À verdadeira moda da Yamaha, a TMAX 560 tem tudo a ver com uma estética elegante e desportiva. Com o estilo das suas irmãs mais desportivas, a moto tem uma carenagem angular, um farol LED elegante e linhas fluidas que conferem à scooter uma postura fluida mas agressiva. É, sem dúvida, uma das scooters com melhor aspeto, o que é dizer muito, uma vez que as scooters não são exatamente o que se pode chamar de “badass”.
A Yamaha ainda não anunciou o preço e a disponibilidade da nova TMAX 560 no Japão, muito menos noutros mercados. Estaremos atentos a todas as novidades.