Se estivéssemos num filme famoso, alguém diria “só vai sobrar uma” comentando a notícia da próxima saída da versão de estrada de uma das motos desportivas mais icónicas e marcantes dos últimos 25 anos: tal como aconteceu em 2020 com a R6, a Yamaha YZF-R1 estará disponível a partir de 2025 apenas para utilização em pista e não será desenvolvida ou comercializada nenhuma versão que possa exceder as normas de homologação Euro 5+. O comunicado de imprensa não o menciona explicitamente, mas acreditamos obviamente que se refere tanto à R1 como à R1M, a configuração ainda mais refinada e de competição equipada com suspensão controlada eletronicamente
Num comunicado de imprensa, a Yamaha Racing sublinha que a produção da moto em termos globais não vai parar: uma versão de estrada para a Europa simplesmente não será produzida, tendo em conta o facto de os gostos e escolhas dos condutores estarem orientados para outros segmentos. No entanto, a R1 continua a ser desenvolvida em tudo o que está relacionado com a sua aptidão para a utilização em circuito, incluindo a comercialização das peças GYTR e GYTR PRO, das quais a maravilhosa R1 GYTR Pro 25º aniversário produzida numa série limitada é uma das manifestações mais elevadas, mais refinadas e mais eficazes.
A R1 permanecerá no mercado onde os regulamentos o permitirem, como já aconteceu com a outra grande ausente na Europa Suzuki GSX-R 1000, os Estados Unidos na liderança que continua a ser uma espécie de refúgio para as motos desportivas e onde também encontramos muitas GSX-R 600 e até GSX-R 750 à venda.
O desaparecimento da R1 da lista de motos de estrada europeias da Yamaha é – imaginamos – o resultado de várias circunstâncias: por um lado, os volumes do mercado hiperdesportivo são cada vez mais limitados e os motociclistas preferem Crossovers ou, no máximo, uma moto Hypernaked para se divertir nas curvas ou no circuito, motos que agora têm um desempenho que não tem nada a invejar em termos de usabilidade às motos desportivas de 1000/1100 cc que, pelo contrário, se tornaram cada vez mais difíceis de conduzir na estrada onde não conseguem expressar as suas qualidades. Uma atualização importante, a do Euro 5+, é, neste sentido, pouco justificada do ponto de vista do investimento necessário para a alcançar e, portanto, para grande desgosto dos fãs, a R1 permanece a partir de 2025 confinada às pistas de corrida, mesmo as do campeonato Mundial de Superbike onde a R1 conquistou o título em 2021.