No Japão, a Yamaha lançou uma atualização de uma das suas scooters mais populares, a Vino. A Yamaha Vino começou a existir em 2004 e, desde então, a pequena scooter não mudou muito, tendo a Yamaha mantido o seu estilo simplista e encantador, ao mesmo tempo que a actualizou para estar em conformidade com as normas modernas de desempenho e emissões. Para o ano de 2024, a Vino está de volta com a Yamaha a aplicar uma nova camada de tinta.
Para 2024, a Vino está a ser vendida em três cores adicionais exclusivas do Japão – Fighting Red, Matte Jeans Blue Metallic e Puco Blue. A Yamaha afirma que cada uma destas cores tem como objetivo realçar a natureza divertida e encantadora da Vino. A nova cor Fighting Red é considerada uma inspiração retro da scooter e vem com detalhes em preto no assento e nos apoios para os pés. Entretanto, a cor Matte Jeans Blue Metallic dá um toque desportivo à scooter, com detalhes em cinzento que acrescentam um toque de contraste. Por último, a cor Puco Blue acentua o estilo casual da scooter, tornando-a num veículo de utilização quotidiana e de estilo de vida.
Para além das três novas cores, a Yamaha Vino continuará a ser oferecida no Japão nas cores Bege, Castanho e Preto, com um total de seis opções de cores para os compradores escolherem.
Para além das cores, o design da Yamaha Vino foi concebido para incorporar tanto o estilo de vida como o sentido prático. O seu estilo retro distingue-a instantaneamente das scooters normais. No entanto, no departamento das comodidades, impressiona pela sua funcionalidade e capacidade de transporte de bagagem. Para começar, existe um grande compartimento de arrumação e um suporte para pendurar a mala na zona dianteira da moto. À frente, o porta-luvas tem uma porta de carregamento para poder carregar os seus dispositivos em viagem. O Vino também dispõe de um bloqueio das rodas traseiras e de um obturador do cilindro da chave para impedir o roubo. Por último, mas não menos importante, o seu painel de instrumentos é minimalista, apresentando a hora, o nível de combustível, a velocidade e o intervalo de manutenção.
Em termos de desempenho, a Vino é equipada com um motor compacto e potente – um motor monocilíndrico SOHC de 50 cc, arrefecido a líquido e com injeção de combustível. A Yamaha afirma ter uma economia de combustível impressionante de 58,4 quilómetros por litro, o que significa que o depósito de combustível de 4,5 litros permite uma grande autonomia.