O mercado das scooters eléctricas na Índia deverá disparar num futuro próximo, em parte devido a disposições legislativas locais específicas, graças à substituição prevista de uma grande parte da atual frota de veículos pequenos por veículos “verdes”. Obviamente, o alargamento do mercado é apelativo para todos e muitos viram nele uma oportunidade de sucesso, mas também é significativo que a produção de veículos eléctricos possa levar ao cumprimento dos objectivos de emissões globais da empresa. Estas circunstâncias geraram uma presença considerável de start-ups ligadas à mobilidade eléctrica, e mesmo os fabricantes mais relevantes do mercado indiano procuram estabelecer acordos comerciais neste segmento ou desenvolvem os seus próprios veículos eléctricos.
Com este cenário em mente, é mais fácil compreender a parceria entre a Yamama Motor Co. e a River, esta última uma promissora start-up que, de momento, apenas produz um modelo de scooter (a Indie) à qual devem ser reconhecidas ideias originais e interessantes. Na verdade, a River lançou uma campanha de financiamento que foi subscrita por cerca de 20 milhões de dólares por investidores existentes (Al Futtaim Group, Lowercarbon Capital, Toyota Ventures e Maniv Mobility) e mais de 20 milhões de dólares pelo fabricante japonês. O construtor indiano fundado em 2021 angariou assim 68 milhões de dólares até ao momento, sendo que a Yamaha com este movimento pretende procurar “novas parcerias de negócio com a empresa no mercado indiano de veículos eléctricos”, recordando que “no Plano Ambiental 2050 da Yamaha Motor Group, a empresa estabeleceu o objetivo de reduzir as emissões de CO₂ Scope 3 (emissões produzidas pela cadeia de valor da empresa, por exemplo, a utilização dos produtos vendidos) em 90 % até 2050, em comparação com 2010”.
Este investimento é uma das iniciativas da empresa para atingir este objetivo. A Yamaha já tem dois veículos eléctricos, a Neo e a Booster, disponíveis na Europa, mas atualmente não fazem parte da gama da Yamaha Índia.