A Yamaha R9 tem sido alvo de rumores há já algum tempo, mas os rumores do paddock do WSBK sugerem que poderá ser lançada até ao final do ano.
Esta semana, o WSBK está a testar em Portimão antes do início da temporada de 2024 em Phillip Island, no final de fevereiro. O comentador do Eurosport, Greg Haines, está presente no local e ouviu um rumor que sugere que a Yamaha R6 pode estar prestes a iniciar a sua última época no Campeonato do Mundo de Supersport.
A atual R6 de 599 cc estreou-se no WSSP há sete anos, em 2017, e ganhou todos os títulos desde então até 2022, até perder no ano passado para Nicolo Bulega e para a Ducati Panigale V2 de 955 cc.
É também uma moto que não é comercializada como uma moto de estrada há vários anos – só se pode comprar uma agora como uma moto de circuito equipada com acessórios e equipamento GYTR. O que é bom, mas não é exatamente a base para o tipo de sucesso financeiro garantido que uma moto super-desportiva de 600cc já teve. Além disso, a R6 é acompanhada por apenas duas outras motos de 600 cc na grelha do WSSP em 2024: a Kawasaki ZX-6R e a Honda CBR600RR. Embora ambas tenham vencido corridas no ano passado, é difícil argumentar que qualquer uma delas foi consistentemente competitiva com outras máquinas, mesmo com a R6.
Desde 2022, a classe Supersport foi revolucionada por novos regulamentos que permitem que motos de maior capacidade, como a já mencionada Panigale V2, possam competir. Outras que tiram partido dos novos regulamentos incluem a Triumph Street Triple RS 765 e a MV Agusta F3 800.
Uma Yamaha R9 também tiraria partido dos novos regulamentos, mas também seria o exemplo mais extremo, ao obter um motor de três cilindros de 890 cc para competir com um motor de três cilindros convencional de 765 cc, por exemplo, bem como com as restantes 600 de quatro cilindros, a F3 800 de três cilindros de 798 cc e a Panigale V2 de 955 cc.
É claro que, para que uma R9 seja elegível para o WSSP, teria de ser produzida e comercializada ao público, o que significa que poderíamos esperar uma no início do próximo ano, se fosse um substituto imediato da R6 no WSSP.