A Yamaha apresentou na Indonésia uma nova versão da scooter Nmax 155 – a Nmax 155 Turbo. Desde logo a designação chama a atenção para este modelo, que não parece destinado a chegar à Europa.
A palavra turbo é usada habitualmente para designar o turbocompressor – componente de alguns motores de combustão interna que permite um ganho de potência. Mas não é o caso nesta scooter, sendo usado por motivos de marketing. A grande novidade é, em vez disso, a transmissão Yamaha E-CVT.
As transmissões habituais das scooters consistem numa embraiagem centrífuga e num sistema Variomatic controlado por peso, que garante uma redução variável contínua. Já o E-CVT da Yamaha complementa essa combinação com um motor elétrico destinado a controlar o par frontal de discos cónicos, permitindo à Nmax 155 Turbo gerar rácios de caixa fixos. Por outro lado, as mudanças são selecionadas através do guiador.
Toda a carenagem foi também renovada, com um novo desenho no farol dianteiro que tem uma aparência mais agressiva. O motor não tem grandes novidades: monocilíndrico, 155 centímetros cúbicos de cilindrada, 15,1 cv de potência.
O condutor encontra um novo ecrã TFT com conectividade no painel de instrumentos. As novas funções introduzidas pela E-CVT e os dois modos de condução (City e Sport) são controlados através de um botão no lado esquerdo.
Segundo o site MotorradOnline.de, que cita a Yamaha na Alemanha, a nova Nmax 155 Turbo destina-se apenas ao mercado da Indonésia, e para já nem a nova caixa de velocidades chegará à Europa.