Depois de vários anos a desenvolver o seu novo motor de três cilindros, a marca chinesa Zontes apresentou a sua moto de aventura 703F e a sua moto desportiva 703RR no salão EICMA do ano passado. Na altura, eram ainda protótipos e as informações técnicas eram muito limitadas. Mas agora a 703F está a ser entregue a clientes na China, com vendas para exportação previstas para os próximos meses, enquanto a 703RR acaba de ser homologada para revelar o aspeto da versão de produção e mostrar algumas das suas principais especificações.
Embora a Zontes ainda não tenha feito um anúncio oficial, os documentos de homologação da 703RR confirmam algumas diferenças importantes em relação à 703F e às afirmações da própria empresa quando os protótipos foram apresentados na EICMA. Na altura, a Zontes disse que a moto de aventura teria 100 cv às 9.000 rpm, enquanto a moto desportiva teria 110 cv às 11.000 rpm, mas quando a 703F foi oficialmente revelada na forma de produção, o seu pico de potência caiu uma fração para 96 cv e chegou a 1.000 rpm acima do planeado, às 10.000 rpm. Os novos documentos de homologação também sugerem que a reivindicação de 110 cv para a 703RR foi ligeiramente ambiciosa, uma vez que tem uma potência máxima homologada de 101 cv na documentação oficial. No entanto, os valores para ambas as motos podem mudar quando os modelos de exportação forem lançados, dada a variação dos limites de emissões em todo o mundo.
Outros pormenores revelados na documentação de homologação incluem uma velocidade máxima certificada de 230 km/h para a 703RR, o que parece correto e a coloca no mesmo patamar de rivais como a CBR650R da Honda. Em termos de potência e desempenho, a Zontes deverá certamente estar à frente da Yamaha R7 de dois cilindros e muito perto de modelos como a RS 660 da Aprilia e a Daytona 660 da Triumph – a única outra moto de três cilindros nesta parte do mercado, pelo menos até a 675SR da CFMOTO entrar em produção.
O motor assenta num quadro de alumínio fundido com duas barras, à frente de um braço oscilante feito com o mesmo material, e a suspensão deverá vir da Marzocchi, que já fornece os componentes para a 703F. As principais dimensões do quadro incluem uma distância entre eixos de 57 polegadas que corresponde à medida da CBR650R, juntamente com um peso de 195.9 kg. Na documentação de homologação são apresentadas duas versões da moto, que diferem apenas na especificação das pinças de travão com que estão equipadas, que parecem ser componentes de origem chinesa.
Visualmente, a moto evoluiu ligeiramente desde que a versão original fez a sua estreia na EICMA em novembro passado. A mudança mais óbvia é a dos faróis, que estão invulgarmente posicionados em ambos os lados da carenagem em vez de no nariz. No modelo de produção, as unidades de luz ainda se encontram sob o plano superior das asas laterais, mas enquanto a moto concetual tinha quatro lâmpadas separadas, que sobressaíam visivelmente à frente da borda dianteira da asa, a versão de exposição parece ter um design mais subtil, com unidades de luz feitas propositadamente para o efeito, colocadas mais atrás.
Ainda existem luzes na dianteira, incluindo uma faixa de LED em forma de V ao longo da extremidade dianteira e luzes adicionais por baixo. O aspeto geral é nítido, embora um pouco desordenado, e a pintura subtil das motos fotografadas para a homologação parece corresponder às motos do salão EICMA, embora sem alguns gráficos e com os destaques vermelhos da moto original e as jantes trocadas por azuis.
A verdadeira questão que permanece para a Zontes é se as novas motos de três cilindros são suficientes para satisfazer as necessidades dos seus clientes. Na China, a empresa tem sido alvo de críticas por oferecer apenas motos monocilíndricas até agora, num mercado onde os dois cilindros se tornaram a norma esperada. Ao saltar os bicilindricos e saltar diretamente para os três cilindros, a Zontes pretende manter uma identidade distinta e oferecer algo que os seus rivais não conseguem alcançar, embora o desenvolvimento prolongado do tricilíndrico signifique que há agora um número crescente de opções de quatro cilindros no mercado na mesma classe, para não mencionar a próxima CFMOTO 675SR de três cilindros que será um concorrente direto.
So falta saber se a Zontes 703RR chegará ao mercado europeu quando for lançada oficialmente.