A Zongshen patenteou um complexo e curioso sistema de direção traseira, montado numa scooter, que transformaria o veículo terrestre num verdadeiro anfíbio imparável.
O conceito baseia-se numa modificação do sistema de direção do veículo, que deixa de ter a direção dianteira tradicional e passa a ter a direção traseira. Esta solução permite que o conjunto da suspensão traseira – e o pneu traseiro – gire livremente para uma condução clássica em asfalto. Este sistema, em modo “água”, rodaria 90° para ficar transversal ao eixo longitudinal da scooter e funcionar como uma verdadeira hélice.
Inicialmente, Zongshen construiu o quadro da scooter com base numa estrutura de aço com quatro flutuadores internos para assegurar a “navegação” do veículo. Posteriormente, tornou o eixo traseiro móvel para permitir a deslocação tanto por água como por terra.
Para a propulsão na água, a roda traseira transforma-se em hélice, uma exigência que requer uma suspensão que permita esta mobilidade particular sem comprometer a dinâmica de condução em estrada. A tração, tanto para a condução na água como em terra, é gerida por um motor elétrico situado acima da suspensão traseira.
De momento, não dispomos de mais informações sobre a aplicação prática deste veículo e é também difícil imaginar uma utilização concreta para o mesmo, especialmente devido à sua potência muito baixa.