No início deste ano, revelámos como a Kymco planeia incluir uma simulação de embraiagem e uma caixa de velocidades eletronicamente nas próximas motos eléctricas. Agora, parece que a Zero Motorcycles está a pensar de forma semelhante, apresentando o seu próprio pedido de patente para uma alavanca de embraiagem falsa que regula o binário e a travagem regenerativa para simular a sensação e o controlo da embraiagem de uma moto com motor de combustão interna.
Apesar de ser fácil considerar esta embraiagem falsa como um truque para agradar os condutores do passado, que foram educados com uma verdadeira embraiagem, tal seria uma injustiça para com a ideia. Afinal, a embraiagem de uma moto ICE é muito mais do que um simples dispositivo de ligar/desligar para ligar ou desligar a tração da roda traseira. É também uma ferramenta que todos nós tendemos a utilizar para aumentar a elegância durante a condução, promovendo uma dimensão extra de controlo. Quer seja para regular o binário quando se está a arrancar de um ponto de partida ou para trabalhar em harmonia com as mudanças de velocidade para adicionar um nível variável de travão do motor, a embraiagem é uma parte integrante da condução e, para aqueles que se sentam numa moto eléctrica pela primeira vez, é um controlo que é particularmente percetível pela sua ausência.
A Zero, tal como a Kymco, parece reconhecer o controlo subtil que uma embraiagem oferece e esta nova patente mostra como a empresa pretende utilizar os dedos da mão esquerda como um controlo constante do binário ajustável e da travagem regenerativa dos seus motores eléctricos. O novo pedido de patente da empresa mostra uma alavanca de “embraiagem” de aspeto completamente normal e explica como esta seria ligada à eletrónica de controlo do motor, ao mesmo tempo que daria um feedback familiar aos condutores.
Em funcionamento, também, os resultados da utilização da alavanca serão familiares, mesmo que não esteja realmente a ligar ou a desligar a transmissão através de um conjunto de placas de embraiagem. A patente explica que: “Ao reduzir o binário de saída do motor, a alavanca de controlo do lado esquerdo imita o funcionamento e a sensação, por exemplo, de deslizamento, de uma embraiagem de uma transmissão de várias velocidades presente em motos e outros veículos que são movidos por motores de combustão interna.”