• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Dezembro 6, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Mobilidade Sustentável

Zero Motorcycles estará a desenvolver uma embraiagem “falsa”

by Redação
Fevereiro 27, 2024
in Mobilidade Sustentável, Novidades - Actualidade
0
Zero Motorcycles estará a desenvolver uma embraiagem “falsa”

Fonte:https://www.cycleworld.com

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

No início deste ano, revelámos como a Kymco planeia incluir uma simulação de embraiagem e uma caixa de velocidades eletronicamente nas próximas motos eléctricas. Agora, parece que a Zero Motorcycles está a pensar de forma semelhante, apresentando o seu próprio pedido de patente para uma alavanca de embraiagem falsa que regula o binário e a travagem regenerativa para simular a sensação e o controlo da embraiagem de uma moto com motor de combustão interna.

Apesar de ser fácil considerar esta embraiagem falsa como um truque para agradar os condutores do passado, que foram educados com uma verdadeira embraiagem, tal seria uma injustiça para com a ideia. Afinal, a embraiagem de uma moto ICE é muito mais do que um simples dispositivo de ligar/desligar para ligar ou desligar a tração da roda traseira. É também uma ferramenta que todos nós tendemos a utilizar para aumentar a elegância durante a condução, promovendo uma dimensão extra de controlo. Quer seja para regular o binário quando se está a arrancar de um ponto de partida ou para trabalhar em harmonia com as mudanças de velocidade para adicionar um nível variável de travão do motor, a embraiagem é uma parte integrante da condução e, para aqueles que se sentam numa moto eléctrica pela primeira vez, é um controlo que é particularmente percetível pela sua ausência.

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

Fonte:https://www.cycleworld.com
Fonte:https://www.cycleworld.com

A Zero, tal como a Kymco, parece reconhecer o controlo subtil que uma embraiagem oferece e esta nova patente mostra como a empresa pretende utilizar os dedos da mão esquerda como um controlo constante do binário ajustável e da travagem regenerativa dos seus motores eléctricos. O novo pedido de patente da empresa mostra uma alavanca de “embraiagem” de aspeto completamente normal e explica como esta seria ligada à eletrónica de controlo do motor, ao mesmo tempo que daria um feedback familiar aos condutores.

Em funcionamento, também, os resultados da utilização da alavanca serão familiares, mesmo que não esteja realmente a ligar ou a desligar a transmissão através de um conjunto de placas de embraiagem. A patente explica que: “Ao reduzir o binário de saída do motor, a alavanca de controlo do lado esquerdo imita o funcionamento e a sensação, por exemplo, de deslizamento, de uma embraiagem de uma transmissão de várias velocidades presente em motos e outros veículos que são movidos por motores de combustão interna.”

Tags: 2024MotasMotosNoticiasZero Motorcycles

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.