A Yamalube YART Yamaha EWC Official Team é a vencedora do Campeonato do Mundo de Resistência de 2023, depois de um tenso final de temporada no Circuito Paul Ricard, esta tarde, com a Yoshimura SERT Motul a vencer a 86.ª edição do Bol d’Or.
A YART, sediada na Áustria, era uma das seis equipas na luta pelo título do EWC (Endurance World Championship) no início da lendária prova de 24 horas, mas teve uma conclusão da corrida com muitos nervos à mistura devido a um problema de temperatura que obrigou a equipa a fazer várias paragens nas boxes para reparações.
Com a desistência do atual campeão F.C.C. TSR Honda France às 03h30, na sequência de uma falha técnica, e com a BMW Motorrad World Endurance Team a sair da luta pela liderança devido a duas idas não programadas às boxes, a YART precisava essencialmente de terminar entre os nove primeiros na Fórmula EWC para garantir o maior prémio do EWC.
Com uma pintura especial para comemorar o 25.º aniversário da Yamaha R1, o trio da YART equipado com Bridgestone, Niccolò Canepa, Marvin Fritz e Karel Hanika, rodou sem falhas, acabando por terminar na quarta posição para garantir o ouro do EWC, depois de ter mantido a liderança da corrida em várias ocasiões.
Tendo vivido uma época com mais baixos do que altos, a Yoshimura SERT Motul estava determinada a terminar a campanha de 2023 no topo de uma corrida que marcaria a última saída do EWC de Sylvain Guintoli com a Suzuki. Apesar de Gregg Black e Étienne Masson terem competido como dupla nas últimas nove horas, depois de Guintoli ter adoecido, a Yoshimura SERT Motul triunfou por uma margem clara. Isto apesar de Black ter sido um dos oito pilotos a cair em óleo no final da reta do Mistral esta manhã, o que desencadeou um longo período de safety car.
A Honda Viltaïs Racing não conseguiu repetir os seus feitos heróicos de 2022, vencedores do Bol d’Or, mas garantiu um segundo lugar, o melhor da época, com os pilotos Florian Alt, Steven Odenaal e o estreante Leandro Mercado a impressionarem na máquina #333 calçada com Pirelli. A BMW Motorrad World Endurance Team, composta por Jérémy Guarnoni, Illya Mykhalchyk e Markus Reiterberger, completou o pódio, o seu terceiro lugar entre os três primeiros do ano.
A Team Kawasaki Webike Trickstar passou para quinto, atrás da Yamalube YART Yamaha EWC Official Team, quando a TATI Team Beringer Racing desistiu esta manhã. A equipa TATI, movida a Kawasaki, teve um breve período na liderança durante a primeira hora, quando capitalizou a sua decisão de usar pneus intermédios para as condições de secagem rápida.
Depois de ter conquistado a cobiçada coroa do EWC no Circuito Paul Ricard há 12 meses, a equipa japonesa teve problemas pouco antes das 3 da manhã, quando Mike Di Meglio foi forçado a empurrar a Honda #1 depois de esta ter parado à entrada da via rápida. Apesar dos seus melhores esforços, a equipa foi forçada a abandonar com um problema técnico terminal às 03h26. Juntamente com os seus companheiros de equipa Josh Hook e Alan Techer, Di Meglio sabia que as esperanças de outro título do EWC seriam salvas se os seus principais rivais também parassem. No caso, foi um final frustrante para uma época que, de outra forma, seria forte.
A Maco Racing Team bateu a Team LRP Poland para o sexto lugar entre as equipas de Fórmula EWC, com a Team Bolliger Switzerland, a Moto-Ain e a KM99 a seguirem-se. A equipa belga KM99, que faz a sua estreia no Bol d’Or, estava entre os cinco primeiros quando teve um problema elétrico à 01h25.
O #77 da Wójcik Racing Team desistiu pouco depois das oito horas, depois de ter sofrido um atraso devido a um problema eletrónico no início da corrida. A Motobox Kremer Racing passou seis minutos a reparar a sua Yamaha depois de Christian Napoli ter sido apanhado no acidente com várias motos em Segnes Corner.
Chas Davies abandonou a luta pela liderança aos 40 minutos da corrida para dar o lugar a Xavi Forés. Mas o seu substituto ficou logo em apuros depois de uma colisão na última curva ter deixado o espanhol a coxear para a berma da pista e a sua Ducati Pingale V4R ter sofrido danos terminais. O incidente levou a uma intervenção precoce do safety car.