• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Dezembro 27, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Yamaha YZF-R7: O «CP2» pode ser a escolha certa para desempenho desportivo e acessível

by Daniel Rhodes
Outubro 27, 2024
in Novidades - Actualidade
0
Yamaha YZF-R7: O «CP2» pode ser a escolha certa para desempenho desportivo e acessível

Source: Japan Webike

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Yamaha YZF-R7, lançada em 2022, surge como uma evolução de alta performance inspirada na reconhecida MT-07, originalmente lançada em 2014. Concebida com o lema “Fun Master of Super Sport”, esta moto superdesportiva combina a base robusta da MT-07 com um design moderno e componentes dedicados à experiência desportiva, oferecendo uma condução emocionante tanto para principiantes como para pilotos mais experientes.

Equipamento específico para performance

No coração da YZF-R7 está o motor bicilíndrico de 688cc, arrefecido a água e com uma configuração DOHC de 4 válvulas, derivado da MT-07. Este motor, conhecido como “CP2”, aposta numa entrega de potência consistente e um binário vigoroso a baixas e médias rotações, graças ao conceito crossplane da Yamaha, que maximiza a resposta e a eficiência em regimes práticos. No caso da YZF-R7, foram feitas adaptações para aumentar a sensação de potência, como o ajuste na relação secundária, de 43/16 na MT-07 para 42/16 na R7, e a inclusão de uma embraiagem assistida e deslizante, estreando esta característica nos modelos com CP2.

RelatedPosts

No Content Available

Para suportar esta potência, a rigidez da zona de articulação do braço oscilante foi reforçada e o equilíbrio da estrutura foi ajustado, assegurando uma condução firme e segura. A suspensão dianteira, uma forquilha invertida de 41mm, e o sistema de amortecimento traseiro foram ambos projetados especificamente para esta moto, melhorando a absorção de choques e a capacidade de manobra. Além disso, a R7 conta com componentes de alta qualidade, como o cilindro mestre radial Brembo para os travões dianteiros e um painel LCD completo, que facilita o acompanhamento dos dados da moto em tempo real.

Design e aerodinâmica para um controlo excepcional

Esteticamente, a YZF-R7 homenageia o visual da série R, incluindo a emblemática YZF-R1, com um design esguio e aerodinâmico. O seu formato de carenagem foi concebido para reduzir a resistência ao ar e permitir uma posição de condução mais aerodinâmica e próxima do motor. O corpo leve e compacto da YZF-R7, com um peso total de 188 kg, é apenas 4 kg mais pesado que a MT-07, mantendo-se ainda assim num nível competitivo dentro das superdesportivas de classe média.

Manuseio suave e estabilidade em alta e baixa velocidade

Um dos pontos fortes da YZF-R7 é o equilíbrio entre estabilidade e leveza. Com uma distância entre eixos de 1395mm e um ângulo de caster mais acentuado, a R7 facilita o controlo em curvas enquanto mantém uma estabilidade exemplar em linha reta. A posição de condução, ligeiramente inclinada para a frente, proporciona uma sensação de segurança, permitindo que o piloto sinta de imediato o contacto com o solo e consiga transferir o peso para a roda dianteira, essencial para uma condução precisa e confiante em curvas.

Ao conduzir em baixa velocidade, a moto revela um manuseio fluido, especialmente em áreas urbanas. Mesmo em altas velocidades, a R7 responde aos movimentos do piloto com suavidade, criando uma sensação de unidade entre a moto e o condutor, especialmente em curvas a médias e altas velocidades.

Condução divertida e dinâmica

A suspensão frontal e traseira de alta capacidade de absorção e fácil ajuste contribuem para o excelente controlo da YZF-R7. A forquilha dianteira ajustável permite regular a pré-carga e a compressão, adequando a rigidez da suspensão ao estilo de condução do piloto, enquanto o sistema de embraiagem e o acelerador oferecem uma resposta direta, conferindo à R7 uma sensação leve e responsiva.

O motor CP2 proporciona um aumento progressivo de torque logo acima da rotação de marcha lenta (por volta das 1350 rpm), permitindo uma aceleração fluida sem variações bruscas. Em autoestrada, a moto mantém uma velocidade de 100 km/h a 4000 rpm na sexta velocidade, mostrando a eficiência do conceito crossplane em regimes médios. A ausência de modos de condução ou controlo de tração faz com que o condutor aproveite diretamente as características naturais do motor, adaptando-se a qualquer situação com facilidade.

Especificações Técnicas

  • Dimensões (C x L x A): 2070 x 705 x 1160 mm
  • Distância entre eixos: 1395 mm
  • Peso: 188 kg
  • Motor: Bicilíndrico de 688cc, 4 válvulas, DOHC, refrigerado a água
  • Potência Máxima: 54 kW (73 PS) a 8750 rpm
  • Binário Máximo: 67 Nm a 6500 rpm
  • Capacidade do Depósito de Combustível: 13L
  • Transmissão: 6 velocidades
  • Travões: Discos duplos à frente, disco único atrás
  • Pneus: Dianteiro 120/70-17, traseiro 180/55-17
Tags: Yamaha YZF-R7

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.