• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 19, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

Yamaha regista patentes inovadoras – faróis a laser é uma das novas inovações tecnológicas

by Redação
Novembro 28, 2023
in Destaque Comércio
0
Yamaha regista patentes inovadoras – faróis a laser é uma das novas inovações tecnológicas

Fonte:https://www.yamaha-motor.eu

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Embora os faróis a laser já estejam presentes no mundo automotivo há cerca de dez anos, mas exclusivamente para carros de luxo, em motos, apenas a BMW em 2016 com a K1600GT, oferece a presença de um farol a laser. A vantagem desta tecnologia está toda na profundidade da iluminação, a desvantagem até agora tem sido o custo de produção realmente significativo (que também afeta a hipótese de substituição em caso de acidente) e depois o peso, que também é excessivo, especialmente em uma área ‘periférica’ da moto. Resumindo, até à data, tudo convenceu os principais construtores mundiais a aderirem à tecnologia das luzes LED, mais baratas, mais leves e suficientemente eficazes.

No entanto, a Yamaha registou recentemente algumas patentes muito interessantes, que podem realmente dar um incentivo a uma tecnologia bastante sedutora. Pensar que um farol a laser pode aumentar a profundidade da iluminação para cerca de 600 metros, muito para além de qualquer outra tecnologia, é bastante surpreendente.

RelatedPosts

António Maio selou a vitória no Raid Ferraria

Patentes revelam moto Yamaha E-turbo CP3

Nova Yamaha Tricity 125, sob três rodas em qualquer cidade

Fonte:https://www.moto.it

A ideia é simples e, por isso, criativa. Se o problema era o peso e o custo de cada lâmpada laser individual, a Yamaha imaginou e patenteou um sistema em que um único laser é instalado no centro da moto, numa área central, perto do centro de gravidade da moto; a partir daqui, várias ligações ópticas levarão a iluminação a cada utilizador individual, luzes dianteiras, luzes traseiras, indicadores, painel de instrumentos. Tudo o que necessitar de iluminação, seja para serviço ou para iluminar a estrada, poderá contar com um “gerador” de luz extremamente eficaz e eficiente.

Embora seja provável que os futuros sistemas de iluminação utilizem um sistema misto de LED e lasers para tirar partido da eficácia de curto alcance dos primeiros e da incrível profundidade de ação dos segundos, os benefícios não se limitam ao aumento real da eficiência do sistema. De facto, parece haver uma possibilidade real de limitar o peso total da moto, especialmente em áreas distantes do centro de gravidade, com benefícios em termos de condução e desempenho geral.

Tags: 2023FaroisLaserNoticiasYamaha

Related

Triumph amplia a gama 400: Duas novas interpretações entre Flat Track e Cafe Racer

by Redação
Dezembro 17, 2025
0
Triumph amplia a gama 400: Duas novas interpretações entre Flat Track e Cafe Racer

A Triumph Motorcycles decidiu dar um passo firme na evolução da sua bem-sucedida gama 400 com a apresentação de dois novos modelos que reforçam a diversidade e o...

Read moreDetails

Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

A Royal Enfield começa a levantar o véu sobre a próxima etapa da sua gama de motores bicilíndricos, com dois modelos de 750 cc que apontam claramente para...

Read moreDetails

QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

A QJMotor volta a agitar o segmento das desportivas com a chegada da nova SRK 1051 RR 2026, uma proposta que não se limita a preencher mais um...

Read moreDetails

Phelon & Moore regressa seis décadas depois com a nova gama Capetown

by Redação
Dezembro 10, 2025
0
Phelon & Moore regressa seis décadas depois com a nova gama Capetown

O renascimento da histórica Phelon & Moore volta a dar que falar, agora com a apresentação da nova família Capetown, que assinala o regresso da marca ao universo...

Read moreDetails

Triumph Street Triple Moto2 Edition: Celebração pura do ADN de competição em estrada

by Redação
Dezembro 8, 2025
0
Triumph Street Triple Moto2 Edition: Celebração pura do ADN de competição em estrada

A Triumph Street Triple Moto2 Edition apresenta-se como a versão mais focada e mais próxima do universo de competição alguma vez oferecida pela marca britânica Triumph Motorcycles. Limitada...

Read moreDetails

Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

A Aprilia RS 457 GP Replica chega com uma proposta clara: aproximar o condutor da estética e ambiente das motos de MotoGP da Aprilia Racing. Decorada com as...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.