A Yamaha Motor Europe e a YART GYTR Pro Shop revelaram três versões especiais da R1 com a qual a equipa austríaca venceu as 8 Horas de Suzuka deste ano.
Estas são réplicas do modelo de competição, cada uma com as suas configurações próprias, e estão ainda mais próximas da R1 do Mundial de Endurance (EWC).
A moto de base tem um motor com 200 cv de potência e suspensões de competição Öhlins de alto desempenho (forquilha dianteira FGK e amortecedor traseiro TTX YA468), bem como um amortecedor de direção de competição e um kit de escape Akrapovic e jantes em alumínio forjado da Marchesini com pneus Bridgestone V02 de competição.
O sistema de travagem tem componentes Brembo, com pinças GP4-RX, pastilhas Z04 e discos T-04. Todas as motos têm peças Genuine Yamaha Technology for Racing (GYTR), como um sistema de mudança rápida da roda traseira, poisa-pés, ECU e acelerador de competição.
Depois, há a versão Evo, com material ainda mais focado em pista como a forquilha Öhlins GGR252, pinças Brembo GP4-MS e pinças mestre CNC PR1819, para além de um filtro de ar BMC. A edição de fábrica está no topo de gama, incluindo o equipamento da Evo ao que se junta o kit de motor completo GYTR que eleva a potência para 220 cv.